A 16ª edição Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), começa nessa quarta (25/7), com uma programação intensa e homenagem à escritora Hilda Hilste. A expectativa dos organizadores é de receber 20 mil turistas na cidade, para participar da festa. No roteiro de atrações, os amantes da leitura e literatura poderão desfrutar de encontros, bate-papos e rodas de conversas com os escritores, entre outros.
Temas como as políticas públicas voltadas às bibliotecas comunitárias serão discutidos no ciclo de debates Sabores do Livro e da Leitura, promovido pelo Instituto C&A e a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), em parceria com a rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT). Na ocasião, os primeiros resultados da pesquisa que examinou a realidade pouco conhecida das bibliotecas comunitárias serão analisados.
De Onde Brota a Sede e o enfrentamento da desigualdade de oportunidades de acesso à cultura escrita no Brasil serão os assuntos da mesa de debate com Ana Lima, uma das coordenadoras da Rede LEQT, Renata Costa, secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura e o professor e quadrinista Marcelo D’Salete, com mediação de Patrícia Lacerda, gerente de educação do Instituto C&A.
O diplomata e escritor, Alexandre Vidal Porto, e o deputado federal, Jean Wyllys, conversam sobre o livro O Fim de Eddy, de Èdouard Louis, um romance autobiográfico que desvela o conservadorismo e o preconceito da sociedade do interior da França.
Ciclo de debates Sabores do Livro e da Leitura
Sempre na Casa da Cultura de Paraty (Rua Dona Geralda, 157 – Centro Histórico, Paraty). Quinta, 26 de julho, das 14h às 17h30. Sexta, 27 de julho, das 10h às 15h. Sábado, 28 de julho, das 10h às 11h