Adaptação teatral de obra de Augusto Cury discute o suicídio

    0
    195

    Em pleno setembro amarelo, a peça O Vendedor de Sonhos, adaptação do romance homônimo de Augusto Cury, desembarca em Brasília. Na premissa, o Mestre, um morador de rua, consegue convencer o suicida Júlio César a não pular do último andar de um prédio. Os dois se unem a Bartolomeu, um alcoólatra que decide, como eles, vender sonhos e ajudar uma sociedade adoentada.

    Com direção de Cristiane Natale e com Mateus Carrieri e Luiz Amorim nos papeis principais, a peça está rodando o Brasil e emocionando plateias. “Fico muito feliz quando ouço os comentários do público! De fato, os relatos são de pessoas que, de alguma forma, sensibilizaram-se com alguma cena. Estamos vivendo um período difícil para humanidade em geral, onde não conseguimos externar nossas emoções, e o espetáculo traz isso”, pontua a diretora.

    Para Carrieri, a fácil identificação do público com o assunto é a noção, cada vez mais comum, de que todos têm seus demônios internos.

    “Sentimos que as pessoas ouvem algumas falas da peça e se identificam. Acontece que todo mundo passa por esse tipo de problema. Tivemos essa resposta emocionada logo na estreia, sempre tem alguém chorando quando acende a luz”, adianta o ator.

     

    O fato de a peça sobre depressão e suicídio ser encenada durante o setembro amarelo foi, segundo Carrieri, uma coincidência fortuita. “O espetáculo tem muito a ver com a temática do mês, bem como o trabalho do Augusto Cury. Ele aborda a prevenção do suicídio de uma forma muito positiva”, comenta Carrieri.

    Abordados pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a equipe da peça vai bater um papo sobre o assunto depois da apresentação deste sábado (22/9). “É muito bacana fazer uma peça que entretém, mas também tem função social”, comemora o intérprete.

    O próprio Augusto Cury participou da elaboração do roteiro, junto a Natale e à roteirista Érika Barbin. “Trocamos ideias, modificando o texto de acordo com a necessidade. Ficou limpo, com clareza e bastante emocional”, descreve a diretora. “Adaptar para o teatro é sempre mais difícil, por causa do espaço, dos cenários. Mas conseguimos transmitir a emoção do livro para a peça”, adianta Carrieri.

    O Vendedor de Sonhos
    No Teatro Unip (913 Sul), neste sábado (22/9),
     às 21h, e dominto (23), às 20h. Preço: R$ 80 (meia-entrada, mediante doação de um quilo de alimento não perecível). Valor sujeito a alteração. Não recomendado para menores de 14 anos

    Artigo anteriorÚltimo dia do inverno será de chuva no Distrito Federal
    Próximo artigoSuspeito de tráfico é preso em frente à universidade privada de Taguatinga