A produtora Criaturas Alaranjadas: Núcleo de Criação Continuada tem um de seus espetáculos, L, O Musical, indicado a dois importantes prêmios teatrais: Referência e Bibi Ferreira. A obra do coletivo, criado por Sérgio Maggio, colunista do Metrópoles, e Jones Abreu Schneider, concorre na categoria melhor espetáculo pelo voto popular.
Essa é a primeira indicação de uma montagem produzida no DF ao Prêmio Referência e a segunda ao Bibi Ferreira – em 2014, a montagem Eu Vou Tirar Você Deste Lugar – As Canções de Odair José quebrou a hegemonia de nomeações do eixo Rio-SP.
“No processo criativo, estamos em intercâmbio com grandes profissionais de musicais do Brasil, como o nosso diretor musical, Luís Filipe de Lima, responsável por trabalhos como Sassaricando. A nossa busca tem sido por um musical genuinamente brasileiro”, aponta Maggio.
Na peça, a narrativa gira em torno do amor entre mulheres. As personagens Ester, Rute, Anne, Simone, Elle, Filipa, Léa e Xena vivem as delícias e os conflitos de amar pessoas do mesmo sexo.
L, O Musical também está na lista de melhores espetáculos do crítico Miguel Arcanjo Prado, da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), nas categorias: melhor musical, melhor trilha, melhor projeto (Criaturas Alaranjadas) e melhor turnê. No e-urbanidade, site do crítico Celso Farias, há duas indicações: melhor dramaturgia (Sérgio Maggio) e melhor atriz coadjuvante (Luiza Guimarães).