Exposição sobre a “utopia” de Brasília será exibida em Londres

0
520

De 30 de julho a 30 de agosto de 2019, a Embaixada do Brasil em Londres receberá a exposição Brasília – da Utopia à Capital. A mostra examina as ideias, personagens e percursos históricos que levaram à criação de Brasília em 1960 e transformaram a cidade em síntese do pensamento modernista brasileiro.

A então nova capital foi concebida como obra de arte completa e representava uma nova fase de interiorização do poder público do país, anteriormente concentrado na faixa litorânea.

Brasília – da Utopia à Capital exibe acervo de aproximadamente 300 obras de arte e documentos, entre eles: maquetes de edifícios icônicos projetados por Oscar Niemeyer; desenhos e maquete fotográfica do plano urbanístico de Lucio Costa; esculturas de Maria Martins, de Bruno Giorgi e de Alfredo Ceschiatti; e fotografias de Marcel Gautherot e de Mario Fontenelle.


As obras são provenientes de coleções brasileiras públicas e privadas, como o Instituto Moreira Salles, o Arquivo Público do Distrito Federal e o acervo da Coleção Brasília – Domício e Izolete Pereira, entre outras.

“A ideia da exposição é mostrar ao mundo as várias facetas das artes que deram vida à cidade. As obras, que serão expostas pela primeira vez em Londres, são essenciais para o entendimento da formação da nova capital. Acredito que essa mostra vai aumentar, ainda mais, a curiosidade dos ingleses sobre um página da nossa história, que nos enche de orgulho”, destaca Danielle Athayde, que assina a curadoria da exposição.

Artigo anteriorScalene lança Respiro, novo disco de estúdio
Próximo artigoA Dona do Pedaço: Maria da Paz atira em Régis e é presa