Corrida de kart, exposição de carros antigos, rally, demonstrações de utilitários 4×4, desafio de robótica, seis bandas de rock e praça de alimentação. Estas são apenas alguma das inúmeras atrações do Grand Cross – Festival Off Road Solidário, evento que acontece neste fim de semana, no sítio Pica Paulo – bairro Barreiro -, em Araçoiaba da Serra.
O Grand Cross é o novo formato do tradicional Kartcross Solidário, que em 2018 completou 10 anos. A mudança de nome – além do conceito – deu-se em função do aumento das atrações agregadas. Assim, a divertidíssima corrida de kart é apenas uma entre as diversas opções de lazer e entretenimento que a festa oferece.
Apesar da mudança, a essência do Grand Cross continua o mesmo do Kartcross: arrecadar fundos para a Associação Natal Sem Fome (NSF). Vale lembrar que a entidade foi criada em 2003 para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social.
Conforme os organizadores, o montante arrecadado será destinado à Associação Natal Sem Fome (NSF). A entidade, por sua vez, apoia diversos projetos sociais. Por exemplo, “Somando para Multiplicar”, “Juntos no Tatame” e “Atletismo na Escola”. Além disso, o dinheiro servirá para continuar a construção do Instituto NSF, no bairro do Fornazari, em Votorantim.
Dois dias de festa solidária
O Festival Off Road Solidário será realizado neste sábado e domingo (2 e 3 de novembro), a partir das 11h30, no mesmo sítio das edições anteriores do Kartcross Solidário. Porém, a expectativa agora é de público recorde, pelo menos o dobro das três mil pessoas que estiveram no Sítio Pica Paulo em 2018.
Entre as novidades está, por exemplo, a duração do evento. Antes promovido em apenas um dia, passou a ser realizado no sábado e no domingo. Conforme os organizadores, a proposta é que o público aproveite melhor as atrações. Além disso, pode-se intensificar a captação de recursos por meio da venda de produtos, ingressos e cotas de patrocínio.
De rock and roll a desafio se robôs
Outro diferencial da festa deste ano é a disposição da estrutura. Ao contrário dos anos anteriores, todos os estandes serão montados ao redor do circuito de kart. Assim, o ponto central da festa passa a ser a pista de obstáculos, formada por rampas e declives na qual andarão veículos 4×4.
Além disso, o Grand Cross contará com o palco Jack Pub, que receberá bandas com o melhor do rock and roll. Subirão ao palco, por exemplo, Catraca, Tangos, Rock Control, Akustika Lounge Rock, Silver Rocks e Fer Goya & Banda.
Exposição de veículos utilitários multitarefas intermediário (UTV), como, por exemplo, a junção de carro com um quadriciclo é outra atração. Além disso, outro destaque é o Rally Solidário NSF – um rally de regularidade com veículos 4×4. De acordo com a programação, o público terá passeios em veículo 4×4 e a tradicional corrida de kart.
Igualmente, os visitantes poderá se divertir com o motocross freestyle, desafio de robótica da Viamaker Education e exposição de carros antigos. Por fim, ainda haverá feira de veículos, exposição e venda de peças e acessórios, espaço kids, foodtrucks e praça de alimentação.
Rally Solidário Natal Sem Fome
O 2º Rally Solidário NSF será realizado no sábado (2), primeiro dia do evento. Conforme o programa, a largada será às 9h30, do sítio Pica Paulo, em Araçoiaba da Serra. Um dia antes, porém, na sexta-feira (1º), os participantes do rally receberão kit com camiseta e adesivos para o carro. Além disso, receberão também um briefing da prova, com planilha de navegação, roteiro e regras.
Iniciantes no rally poderão participar, ainda, de um workshop sobre provas off-road e leitura da planilha de navegação. Podem participar do 2º Rally Solidário NSF competidores com qualquer veículo 4×4 em condições originais. O percurso sairá de Araçoiaba da Serra e passará por Iperó e Boituva. Por volta das 13h30, os participantes devem estar de volta ao recinto da festa. No total, serão percorridos cerca de 120 quilômetros.
Três subcategorias
A prova envolve três subcategorias: Graduados, com pilotos e navegadores mais experientes e equipados; Turismo, voltada a pilotos e navegadores com grau de experiência intermediária; e Light, para iniciantes na modalidade.
Trata-se de um rally de regularidade, no qual se sai melhor quem sabe administrar o tempo, as dificuldades do trajeto e o veículo. O participante receberá uma planilha de bordo que norteará a trilha a ser percorrida.
O que manda a regularidade
Mesmo sendo uma competição na qual vários veículos participam, não há disputa direta de posições. Normalmente, não ocorrem ultrapassagens durante a prova, pois todas as equipes devem manter a mesma velocidade. As equipes competem contra suas próprias capacidades de manter as médias horárias e o caminho correto.
A facilidade do trajeto, sem muitos obstáculos e acessível a diferentes pilotos, é um dos atrativos, além das belezas naturais e paisagens exuberantes que o caminho reserva. Cada categoria terá troféus para os três primeiros classificados.
Diversão e integração das famílias
“O grau de dificuldade é baixo, pois o objetivo é a diversão e integração de todos os participantes, incluindo famílias inteiras com maridos, esposas e filhos. O foco é promover um evento democrático e acessível a todos, agregando pessoas com diferentes níveis de experiência que tornarão o desafio ainda mais interessante”, explica Alan Rodrigues, organizador do rally.
A competição é supervisionada pela Federação de Automobilismo de São Paulo, a FASP. Somente pessoas acima de 12 anos podem participar da prova.
Passeio de veículos UTV
Também no sábado (2), haverá um passeio de veículos utilitários multitarefas (UTV) pela região. A saída será do recinto da festa às 10h. O retorno deve acontecer por volta das 14h.
Passeio Solidário Natal Sem Fome
Já no domingo (3), segundo dia do Grand Cross, será realizado o 1º Passeio Solidário Natal Sem Fome. De acordo com o programa, a saída será às 9h30 do recinto do evento. Em seguida, percorre trechos da região de Sorocaba. Porém, os organizadores destacam que não se trata de uma disputa. Ao contrário, é um passeio que visa a diversão, além do contato com a natureza.
Assim como no rally de regularidade, o percurso do Passeio Solidário não apresenta grandes dificuldades. Por isso, pode ser feito por pessoas com diferentes graus de experiência em veículos 4×4 em condições originais.
Dois veículos da organização liderarão e cobrirão a retaguarda do comboio para que ninguém saia da rota. Entretanto, a organização do passeio dará todo o apoio em casos imprevistos. Conforme a organização, a ideia é assegurar a diversão e segurança dos participantes. “Quem nunca se aventurou em pista off-road vai se divertir muito”, garante Alan.
Serviço
O Sítio Pica Paulo – bairro Barreiro – fica no quilômetro 2 da Estrada de Araçoiabinha. O acesso é pelo quilômetro 112 da Rodovia Raposo Tavares, logo após o pedágio de Araçoiaba da Serra.
Ingressos: pulseira válida para um dia custa R$ 30; pulseira promocional válida para os dois dias, R$ 40.
Pontos de venda em Sorocaba
· Fábio Yamada – avenida Indianópolis, 122, no Jardim Paulistano
· Centro de Ortodontia Especializada de Sorocaba (Coes) – rua Antônio Soares, 194 – Jardim Paulistano
· Outback Shopping Iguatemi – avenida Gisele Constantino, 1.850, no Parque Campolim
· Happy Brew Express – rua Manoel Dom Hidalgo, 70, Jd. Iporanga
· Vendas online: site do Sympla
· Informações no Facebook e Instagram
O Município de Araçoiaba da Serra fica a 25 quilômetros de Sorocaba, a 70 quilômetros de Ibiúna e de Itapetininga e a 60 quilômetros de Itu.
Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos
O post Araçoiaba tem fim de semana com kart, rock e muito mais diversão apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.