Aproveite o verão de ‘casa nova’ para descansar sem estresse

0
266
Aproveite o verão de ‘casa nova’
Fazer da casa de campo – ou praia – o lugar de seus sonhos requer alguns cuidados e planejamento. Crédito da foto: Gerson Lima / Divulgação

O fim do ano se aproxima e quem tem casa na praia ou no campo precisa prestar atenção em alguns cuidados para descansar e aproveitar bem as férias, livre de transtornos ou inconvenientes. Com os imóveis fechados há meses, é comum que as primeiras horas de folga se tornem uma grande faxina, na esperança de que o local ganhe um novo visual para a temporada.

Mas, muitas vezes, isso só não é o suficiente. Desagradáveis surpresas tendem a surgir e a exigir obras para não transformar o que era para ser momentos de paz e tranquilidade em frustração. Porém, a pequena reforma não precisa gerar dor de cabeça. Mesmo com o tempo curto para fazer mudanças estruturais, é possível realizar alguns ajustes e adaptações.

As áreas externas demandam um pouco de atenção para os revestimentos e pintura. “É comum que as fachadas sofram prejuízos com a ação do tempo, especialmente pela chuva, sol, ventos e maresia. Por isso, é importante cuidar dos revestimentos”, afirma a gerente geral de Marketing da Votorantim Cimentos, Graciela Mognol.

Segundo a gerente, a troca de revestimentos pode ser o primeiro passo e, sem estresse, como muitos pensam. “Existem soluções rápidas e de fácil aplicação, como a argamassa “piso sobre piso e porcelanatos”, que dispensam o tradicional quebra-quebra. Alguns materiais podem ser sobrepostos aos anteriores, sem necessidade de remoção. O maior cuidado é no que diz respeito ao nivelamento e acabamento das superfícies”, lembra.

Aproveite o verão de ‘casa nova’
Existem soluções fáceis e rápidas para trocar os pisos e porcelanatos. Crédito da foto: Mapa da Obra / Divulgação

Já para os ambientes internos, como sala de estar e quartos, é possível dar uma cara nova ao imóvel trocando apenas o piso. “Porcelanatos também são muito bem-vindos. E eles podem ser utilizados para mudar o chão, bem como as paredes. São diversas opções e, para facilitar, temos uma argamassa colante de alta performance para o assentamento em áreas internas e externas de revestimentos de grandes formatos e/ou baixa espessura”, destaca.

Vale lembrar que o produto pode ser utilizado sob o antigo revestimento cerâmico, inclusive fachadas, piscinas, instalações submersas e sobreposição.

Ainda para as paredes, é possível utilizar a argamassa “massa pronta”, que pode ser utilizada para reparos, além de valorizar a praticidade, agilidade e proporcionar sujeira zero. “Basta adicionar água, aplicar e ter paredes novas”, afirma Graciela. Outra recomendação é cuidar dos espaços de uso coletivo, que servirão como cenário para os momentos de lazer da família.

E se o objetivo é cuidar ou repaginar a piscina, a profissional reforça que é preciso atentar a alguns pontos importantes como, por exemplo, o material de revestimento. “A manutenção e a reforma de cada tipo de piscina varia e requer atenção especial”, recomenda Graciela”. Antes de iniciar a troca de revestimento, é fundamental verificar se o local possui rachaduras, infiltrações ou algum outro defeito. Em caso afirmativo, o local deve ser reparado antes do início da troca do revestimento.

Aproveite o verão de ‘casa nova’
A manutenção da piscina requer atenção com rachaduras e infiltrações. Crédito da foto: Mapa da Obra / Divulgação

Os antigos e desgastados deixam a aparência da piscina feia, como se estivesse suja. Se a aposta é em um revestimento moderno, a sugestão é substituir azulejos ou cerâmicas por pastilhas de vidro. Nesse caso, a argamassa “cola tudo” pode ser uma excelente opção. Além de proporcionar um visual mais moderno e contarem com uma infinidade de cores à disposição, o revestimento com pastilhas de vidro facilita a limpeza.

Se o revestimento não estiver danificado, basta fazer a manutenção e a limpeza do rejunte. “Os rejuntes do nosso portfólio não desbotam, fazendo com que a cor original se mantenha por muito mais tempo. Também recomendamos o uso de tons mais escuros para os rejuntes aplicados em ambientes externos”, diz Graciela.

Depois da manutenção nos demais ambientes e na piscina, é hora de lembrar e aproveitar o frescor e da brisa leve da praia. Lembre-se que as plantas também podem aproveitar o ventinho e o calor do sol. Elas são essenciais para renovar o ambiente e dar vida a qualquer espaço — a dica é investir em uma unidade para cada um dos cômodos.

O post Aproveite o verão de ‘casa nova’ para descansar sem estresse apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorLadrão de árvore de Natal e de Papai Noel é morador de rua
Próximo artigoResgatar autoestima é desafio de Condé no São Bento