Neusa Gatto
Ah! Parece doida. Pira ali com a vassoura. Eu, no meu canto, só olho. Hoje não me arrisco a arranhar, lutar com a dita cuja. Hoje a vassoura tá na berlinda, no limpa, limpa da casa. A moça aqui da casa, minha preferida entre os humanos, resolveu faxinar. E, então, ouço ela dizer: — vai dar baile, é? E olha pro cabo solto nas mãos. Rosqueia, rosqueia. É de rosca a presilha. Vassoura arrumada. Toca continuar o serviço.
Faço uma boquinha. Me espreguiço e…
— Sai Grafite. Deixa eu trabalhar em paz, diz ela sem olhar pra mim.
Penso que é melhor me retirar porque a conversa está meio enviezada.
Saio prum giro no quintal. Procuro meu canto pra rolar nas folhas debaixo das árvores. Prazer indescritível. Fumaça se achega. O olhar meio zarolho é até meio pidonho. Ficamos ali a olhar o céu.
Lá dentro, ouvimos miados. Mestre e Chico são convidados a sair da casa. Ela, continua com a vassoura. Quebrada de novo. Xinga. Fala com a dita cuja. Rosqueia, rosqueia. Não funciona mais. O cabo não fica.
Mestre deita no piso da lavanderia e só observa. Chico deu no pé. E ela:
— Droga de produto. Porcaria. Lixo… esses chineses….
Não tenho ideia do que os chineses tem a ver com isso. Mas, enfim…
Ouço então batidas de martelo. Com raiva, ela bota pregos pra fixar o cabo na vassoura. Nos aproximamos e ficamos a olhar pro que ela faz.
Termina de bater. Ri sozinha. Aumenta o som do rádio e dança com a vassoura.
Nos entreolhamos. Mestre tranquilo parece dizer: — é assim mesmo. Chico, ressabiado, fica quieto. Fumaça, já começa a ir embora. Também não entro em assunto nenhum. Silêncio.
Ela volta pra faxina. Nós pros cochilos.
O tempo passa. Acordo com a noite que chega. Na cozinha um tilintar conhecido. Vou direto pra lá. Fumaça,Tigre e Chico já avançaram. Vou pra minha tigela. Exclusiva. A vermelha. Fumaça come nela. Meu olhar fixo, no entanto, resolve logo a questão. Ele levanta os olhos, me vê e sai. Acha a dele e ficamos todos ali, a aproveitar a delícia de viver aqui.
Neusa Gatto é jornalista e produtora de vídeos
O post A vassoura apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.