População terá mutirão odontológico nesta quinta-feira (9)

0
305
Dentista orientará sobre o autoexame da boca e a prevenção do câncer bucal. Crédito da foto: Pedro Negrão (20/10/2015)

Cuidar da saúde bucal é essencial para evitar lesões e até mesmo um câncer. Com o objetivo de diagnosticar, orientar e encaminhar a população, a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), regional Sorocaba, realiza nesta quinta-feira (9), a partir das 8h e até 16h, um mutirão em sua sede, na rua Benedito Galdino de Barros, 770, no Jardim Brasilândia.

De acordo com o presidente da entidade, Luis Antônio Matheus Neto, não há um limite de atendimentos e todos que comparecerem passarão por avaliação especializada. O atendimento será feito por ordem de chegada.

Cerca de dez dentistas estarão à disposição da população. De acordo com Neto, as pessoas que participarem do mutirão realizarão um cadastro prévio, para em seguida passarem pelo dentista que examinará e orientará sobre o autoexame da boca, que é a melhor forma de prevenção do câncer bucal. “Tudo começa pelo acesso à informação e é principalmente esse trabalho de conscientização com as pessoas que vamos realizar”, disse.

Tereza Cristina Teixeira, dentista e vice-presidente da APCD, destaca que as lesões bucais, mesmo que pareçam sem gravidade, podem tornar-se um câncer e por isso é importante a conscientização. “Em outubro, por exemplo, a gente vê uma grande abordagem sobre o câncer de mama e a importância do autoexame e queremos que o mesmo ocorra quando se fala em câncer bucal. É possível fazer um autoexame e diante de qualquer pequena ferida na boca o paciente deve procurar atendimento especializado”, orientou.

Durante o mutirão, segundo a consultora da APCD, Elisete Calegari, toda a comunidade interessada poderá tirar dúvidas relacionadas à saúde bucal. “Teremos uma equipe grande que conseguirá atender toda a demanda”, conta. Os atendidos no mutirão que precisarem passar por exames mais detalhados serão encaminhados ao setor odontológico da rede municipal de saúde, na Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). (Larissa Pessoa)

 

O post População terá mutirão odontológico nesta quinta-feira (9) apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorImposto sobre energia solar
Próximo artigoEm 2020 os boletos do IPVA não serão enviados pelos Correios