Ao longo do ano passado o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Sorocaba realizou 64.310 atendimentos, o que representa, em média, 176 ligações diárias.
De acordo com José Luiz Hungaro, membro da diretoria da instituição, para atender a essa demanda que aumenta expressivamente, três novas turmas serão formadas para curso de capacitação a partir do dia 18.
O CVV precisa aumentar o número de voluntários, hoje na casa dos 80, para ampliar o número de atendidos, conforme Hungaro. “A busca pelo apoio emocional que oferecemos cresce cada vez mais”, observa.
Além do trabalho de ouvintes, os voluntários do CVV também realizam visitas à Santa Casa de Sorocaba e oferecem auxílio a pacientes e familiares.
A entidade mantém ainda o Grupo de Apoio aos Sobreviventes ao Suicídio (Gass), que dá apoio emocional às pessoas que tentaram o suicídio, assim como familiares e amigos dessas pessoas.
O primeiro curso para seleção e capacitação de voluntários deste ano, com três turmas, acontecerá entre os dias 18 e 20 de janeiro.
A primeira turma fará as aulas no sábado (18), das 14h às 18h. Já na segunda-feira (20), o curso acontecerá em dois horários. Uma turma participará das 14h às 18h e a outra das 19h às 23h.
Todas as aulas do curso serão presenciais e dadas na rua Dr. Nogueira Martins, 334, sede do CVV Sorocaba, onde também será realizado o trabalho voluntário, semanalmente.
Não há necessidade de inscrição prévia. Os interessados poderão se inscrever dez minutos antes do início da primeira aula, em cada turma.
O curso gratuito abordará a compreensão, aceitação, confiança e o respeito para ouvir, sendo necessário idade mínima de 18 anos e disponibilidade de quatro horas semanais para o plantão de atendimento, explica Hungaro.
Para outras informações, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou por mensagem no WhatsApp 15-99136-4112. (Larissa Pessoa)
O post Com média de 176 atendimentos por dia, CVV busca voluntários apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.