Início Esporte Parques e espaços culturais realizam programação de férias

Parques e espaços culturais realizam programação de férias

0
347
O curso de férias “Aquagito” será no Parque da Água Vermelha, voltado a crianças de 5 a 8 anos de idade. Crédito da foto: Assis Cavalcante / Prefeitura de Sorocaba

 

Uhuuu! As férias escolares continuam em janeiro. E para curtir bastante este período de descanso antes da volta às aulas, o Cruzeirinho traz uma lista de atividades que você pode fazer na nossa região para se divertir com seus amigos e familiares. E o melhor: todas são de graça!

Como já é tradição neste período, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), oferece cursos de férias voltados às crianças e adolescentes nos parques Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Água Vermelha João Câncio Pereira e Biquinha. É de graça, mas para garantir a vaga é preciso ficar atento e se inscrever com antecedência.

As atividades coordenadas pelo setor de Educação Ambiental da Sema têm como objetivo proporcionar às crianças momentos de lazer educativo, em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente.

Que tal aproveitar pelo menos um dia de suas férias para conhecer o Parque da Biquinha? É um espaço muito bonito e agradável. Crédito da foto: Emídio Marques (11/10/2019)

O curso de férias “Aquagito” será de 20 a 24 de janeiro, das 8h às 12h, no Parque da Água Vermelha, para meninos e meninas, de 5 a 8 anos de idade. O tema será “Os super-heróis da natureza” e contará com diversas atividades lúdicas, como oficina, bate-papo e brincadeiras. São oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. A inscrição ocorrerá nos dias 16 e 17 de janeiro, das 9h às 13h, no Centro de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha, que fica na rua România, 150, no Jardim Europa. É obrigatório levar um comprovante de idade no ato da inscrição. Mais informações pelo telefone (15) 3221-6643.

Para adolescentes com idades entre 12 e 16 anos, a opção é o “Animazoo Adolescente”, que ocorrerá de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, de manhã, no Parque Zoológico Municipal. O curso de férias conta com bate-papo, oficinas, gincanas, jogos e outras atividades lúdicas. Neste ano, o tema será “Não deixe as cores se apagarem: Todos juntos pela conservação”, proposta pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab).

Serão disponibilizadas 40 vagas. Para participar, os interessados deverão realizar sua inscrição até amanhã (13), exclusivamente on-line, no site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (www.meioambiente.sorocaba.sp.gov.br). Se o número de inscritos ultrapassar a quantidade de vagas, será realizado um sorteio. O Zoo está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

Para adolescentes com idades entre 12 e 16 anos, a opção é o “Animazoo Adolescente”, que ocorrerá de 28 de janeiro a 1º de fevereiro. Crédito da foto: Emídio Marques (14/11/2017)

Já no Parque da Biquinha teve o “Férias na Bica”, que aconteceu na última semana e teve como tema “Vida de Insetos”. Mesmo que você não tenha participado, que tal aproveitar pelo menos um dia de suas férias para conhecer o local? É um espaço muito bonito e agradável, além disso conta com playground e trilhas. O endereço é avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.

Artes visuais

Em Itu, o museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (Fama) realiza o “Faminha de férias” entre os dias 22 e 26 de janeiro. Crédito da foto: Divulgação

 

Para quem curte artes visuais, como pinturas e esculturas, o museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (Fama), de Itu, vai oferecer várias atividades lúdicas gratuitas. O “Faminha de férias” acontece entre os dias 22 e 26 de janeiro e reúne uma série de ações voltadas para o público infantil e familiares tendo em vista o protagonismo da criança no museu.

Haverá oficinas, contação de histórias, jogos e brincadeiras ministrados por profissionais parceiros da Fama que atuam na nossa região. Serão cinco dias de mergulho na construção de conhecimento por meio da arte contemporânea e da ludicidade.

O roteiro conta com oficina de colagem e assemblage com o uso de diferentes materiais e texturas; palestra sobre a história das tintas e como eram confeccionadas em períodos distintos; ação educativa de arqueologia e até um dia de caça ao tesouro. A programação completa está disponível no site https://famamuseu.org/2019/faminha-de-ferias. O Fama fica na rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu.

No Sesc

Neste mês, o Sesc Sorocaba também está com uma programação especial para as crianças. Um dos destaques é a oficina “Cataventos autômatos”, que os artistas visuais Leonardo Gallep e Alexandre Nacari vão coordenar no dia 23 (quinta-feira), das 14h às 16h.

Nesta oficina, voltada a crianças de 7 a 12 anos, os participantes vão poder construir um caleidoscópio, que é um brinquedo formado por um pequeno tubo de cartão e miçangas coloridas, que ao ser movimentado recebe luz exterior e cria efeitos visuais com diversas combinações de formas e cores. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. (Felipe Shikama)

O post Parques e espaços culturais realizam programação de férias apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorBrincadeiras de antigamente são destaque em espaço infantil
Próximo artigoQue tal construir um submarino?