Menina de 11 anos ajuda a mãe em Sorocaba após pai ter abandonado a família

0
321
Menina de 11 anos ajuda a mãe após pai ter abandonado a família
Garota vende trufas entre os corredores formados por carros. Crédito da foto: Fábio Rogério (2/12/2019)

Vendendo trufas de chocolate entre os corredores formados por carros em um acesso para as avenidas Itavuvu e Ipanema, Laura*, 11, passa todas as tardes no local, até mesmo quando está chovendo. Ao final do dia retorna para a casa, no Parque São Bento, com pelo menos R$ 40, que são entregues a sua mãe. A menina conta que segue essa rotina há pouco mais de um ano, depois que sua mãe teve um bebê e o pai os abandonou.

A menina conta que a mãe prepara as trufas durante a manhã, enquanto ela está na escola. Depois que chega em casa, almoça e se prepara para a jornada de trabalho, que dura das 13h30 às 17h30. “Minha mãe sempre fala para voltar enquanto o dia ainda está claro, não importa quantas trufas eu tenha vendido. Ela tem medo que eu ande sozinha à noite”, relata.

Leia mais  Fórum Trabalhista de Sorocaba tem 28 processos envolvendo trabalho infantil

 

Antes da chegada do irmão, Laura conta que a mãe fazia doces para vender de porta em porta. Depois que o caçula nasceu, ela precisou assumir as vendas.

Renda

Toda a família vive com um salário mínimo recebido pela avó e o dinheiro das trufas garante as refeições e as fraldas do bebê. Laura leva cerca de 30 doces para vender. “Tem gente que acaba comprando um monte só para ajudar.”

Leia mais  Em Sorocaba, 235 crianças foram flagradas trabalhando em ruas e avenidas

 

A menina conta que não se incomoda com o trabalho, mas às vezes sente medo de alguns motoristas. “Tem uns homens que falam umas coisas feias, me chamam para entrar no carro”, relata. Laura divide o mesmo ponto com outros vendedores ambulantes, mas a maioria no local já é adulto.

Próximo ao cemitério da Saudade, há muitos meninos vendendo água. Já na região do Campolim, vários garotos, que aparentam ter entre 8 e 13 anos, circulam oferendo balas, água e panos de prato. Todos ficam sob a vigilância de um rapaz, que de longe monitora o que fazem. (Larissa Pessoa)

* Laura é um nome fictício utilizado a fim de proteger a identidade da criança.

O post Menina de 11 anos ajuda a mãe em Sorocaba após pai ter abandonado a família apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorEm Sorocaba, 235 crianças foram flagradas trabalhando em ruas e avenidas
Próximo artigoEdital seleciona mostras para a Pinacoteca de Sorocaba