UnB suspende semestre por conta da Covid-19

0
486

Instituição vai manter apenas apresentação de trabalhos de conclusão de curso, estágios e atividades de extensão voltadas à comunidade. Calendário deve ser retomado após pandemia.

A Universidade de Brasília (UnB) anunciou, nesta segunda-feira (23), a suspensão do calendário acadêmico enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. A instituição já havia interrompido aulas presenciais no dia 12 de março e, agora, deixa de realizar a maioria das demais atividades.

Segundo a universidade, serão mantidos apenas estágios supervisionados e atividades assistenciais na área de saúde, preferencialmente aquelas relacionadas ao combate à Covid-19. Também permite bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de qualificação e defesa de dissertação ou tese, desde que ocorram de modo não presencial.

Atividades de extensão voltadas para o atendimento à comunidade também serão mantidas, mas preferencialmente à distância e em temas relacionados à saúde da população. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB, em reunião nesta segunda.

De acordo com a instituição, as atividades devem ser retomadas após o fim da pandemia do novo coronavírus. A universidade afirma que “as aulas e atividades realizadas de 9 de março até agora não perdem a validade”.

A possível suspensão das atividades já havia sido discutida em uma reunião na última sexta-feira (23) entre diretores de unidades acadêmicas. Entre as questões que dificultaram a manutenção das atividades pela internet estava a falta de estrutura da própria universidade.

Além disso, os gestores apontaram que nem todos os estudantes tinham os equipamentos necessários para realizar as atividades, além de não haver possibilidade de saber como estava o quadro de saúde dos alunos e familiares.

“Há também muita heterogeneidade entre disciplinas e docentes, além de os estudantes terem condições muito diversas, alguns sem computador e acesso à internet. Com isso, estamos discriminando as pessoas”, disse à ocasião a reitora da UnB, Márcia Abrahão.

Fonte G1

Artigo anteriorSP registra 22 óbitos relacionados a covid-19
Próximo artigoAgua luz telefone e internet sem corte por 90 dias é o pedido protocolado hoje pela OABDF