A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) anunciou que os ônibus do Distrito Federal voltarão a circular com 100% da frota a partir de 4 de maio. O Governo do Distrito Federal (GDF) está prevendo, para o próximo mês, a volta de 80% do comércio seguindo critérios de segurança para evitar a proliferação do novo coronavírus.
A São José, Pioneira e a Marechal informaram que distribuíram três máscaras reutilizáveis para os rodoviários, além de produtos para higienização.
A limpeza, de acordo com as empresas do transporte público coletivo do DF, ocorre em determinados períodos durante a operação. A São José, por exemplo, utiliza quaternário de amônia, mesmo produto usado pela China e países da Europa durante a pandemia do coronavírus.
Queda
Com o isolamento social para evitar a proliferação da Covid-19, a quantidade de usuários do transporte coletivo caiu 73% no DF, segundo a secretaria.
Por causa da queda significativa no número de passageiros, a Semob adotou, a partir de 24 de março, operação conforme ocorre em período de férias coletivas.
Com a liberação gradual das atividades comerciais, a pasta fez ajustes. Hoje, parte dos ônibus de linhas com menor demanda atua para reforçar os itinerários mais concorridos.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade determinou o reforço de mais 200 ônibus para atender as linhas com mais passageiros, especialmente as que têm como destino o Plano Piloto. Do total, 100 veículos faziam rota diferente e 100 são da frota de reserva das operadoras.
Para evitar aglomerações de pessoas, as mudanças são feitas quando uma linha apresenta maior demanda, de acordo com a Semob.