Presidentes regionais de seis partidos políticos acionaram o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitando a adoção de medidas para impedir a realização de atos e manifestações que “atentem contra a saúde pública, o regime democrático” e a instalação de um acampamento chamado “300 do Brasil” em Brasília.
Como mostrou o Metrópoles, o grupo bolsonarista que prega o “extermínio da esquerda” é o mesmo que liderou o ato pró-intervenção militar. Eles também são contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. O movimento ocorreu no último domingo (03/05), dia em que profissionais da imprensa acabaram sendo agredidos.
Na representação, os líderes distritais do PT, PSol, PSB, Rede, PV e PDT destacam que, por meio das redes sociais, o grupo tem convocado novas manifestações para o próximo fim de semana e pedem que sejam adotadas medidas necessárias a fim de impedir a realização de atos antidemocráticos.
Além disso, o texto requer que o Governo do Distrito Federal (GDF) impeça a entrada de veículos de outros estados que cheguem à capital com a finalidade de se juntarem às manifestações .
“As agressões à democracia brasileira vão se repetir no próximo dia 9 de maio de 2020, no ato convocado por apoiadores do atual do governo. Por meio de cards, páginas e vídeos nas redes sociais, está sendo convocada uma mega carreata em Brasília, que, em tese, contará com a presença de pessoas de todo o Brasil”, pontua a representação.
0
Coronavírus
A representação destaca, também, os riscos à saúde pública por causa de aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus: “Não bastasse atentarem contra a Constituição e contra o regime democrático, o ato citado e o acampamento intitulado “300 do Brasil” atentam, também, contra a saúde pública do Distrito Federal. Isso porque manifestações, ainda que convocadas como carreatas, desaguam em aglomeração de pessoas”.
Confira a íntegra da representação:
MPDFT PT DF Atos Antidemocr… by Metropoles on Scribd
O post Partidos acionam MPDFT para impedir acampamento e atos antidemocráticos apareceu primeiro em Metrópoles.