Paróquia Santa Rita transmite ‘Benção das Rosas’ ao vivo

0
283





Após a celebração do meio-dia, o padre irá percorrer várias ruas no entorno da igreja para abençoar os fiéis. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (21/5/2020)

A tradicional celebração da “Benção das Rosas”, que reúne anualmente mais de 3 mil pessoas na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila Santana, será transmitida nesta sexta-feira (22) ao vivo, ao meio-dia, pela página oficial da igreja no Facebook.

Pela primeira vez na história da paróquia, a celebração da “Benção das Rosas” não terá a participação dos fiéis, que lotam a igreja em busca de pedidos e agradecimentos. O motivo é evitar a aglomeração de pessoas por conta da pandemia do novo coronavírus. Só na igreja nova, a celebração ocorre há 25 anos.

Sem público

Desde o último dia 19 de março, as missas não têm mais público em Sorocaba, e as igrejas ficam abertas em outros horários para quem quiser fazer orações.

A medida foi anunciada pelo arcebispo Dom Júlio Akamine, como forma de prevenção contra a Covid-19. As missas continuam sendo realizadas, mas apenas pelos padres.

Leia mais  Bolsonaro inclui igrejas como serviços essenciais para funcionar na quarentena

 

Por conta disso, várias paróquias da cidade já contam com a transmissão ao vivo. Outras cerimônias religiosas, como casamentos, batizados, primeira comunhão e crisma também estão temporariamente suspensas.

Missa tradicional

Além da celebração da “Benção das Rosas”, nesta sexta também ocorrerá, às 19h, a tradicional missa, que será celebrada pelo arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Akamine.

Antes da missa noturna, tradicionalmente, também era realizada, todos os anos, a procissão em homenagem à Santa Rita de Cássia, onde os fiéis percorrem as ruas no entorno da igreja. Este ano, a procissão também foi cancelada por conta da pandemia e respeitando o isolamento social.

Em 2020, todas as bênçãos da Novena de Santa Rita, que começou no último dia 13, também foram transmitidas ao vivo pela internet. Além da página oficial da Paróquia Santa Rita de Cássia no Facebook, toda a programação das celebrações em louvor à santa podem ser acompanhadas também pela rede social da Rádio Ave Maria.

Como a igreja estará fechada no horário da tradicional benção, durante a manhã de sexta, das 8h às 11h, os fiéis poderão ir até a paróquia para depositar suas rosas. Basta colocar os nomes das pessoas e deixá-las sobre os bancos da igreja, pois todas as rosas serão abençoadas pelo Padre Manoel C. C. Júnior, pároco da Santa Rita.

Leia mais  Bolsonaro nega criação de imposto para igrejas

 

Rosas abençoadas

Após a benção, a igreja será reaberta das 13h às 18h, e as pessoas poderão pegar as rosas já abençoadas. Além disso, logo após o encerramento da celebração do meio-dia, o Padre Manoel irá percorrer várias ruas no entorno da igreja, em cima de um veículo aberto, para abençoar os fiéis que estiverem pelos locais.

O trajeto será o seguinte: ruas Bartolomeu de Gusmão, Olavo Bilac, Mascarenhas Camelo, Hermelino Matarazzo, Jaromiro Blaseck, Professora Célia Guerra Cunha, avenida Thomaz Cortez, Joaquim José Lacerda, Júlio Ribeiro, Rodrigues Alves e Paes Leme.

Quem quiser também poderá comprar as rosas na igreja e aguardar a passagem do padre pelas ruas próximas ao bairro Vila Santana. Segundo o padre, uma equipe fica de plantão fora da igreja para a venda das rosas, seguindo as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. “Lembrando que as pessoas que forem comprar flores e deixar as rosas nos bancos da igreja devem usar máscaras, e a entrada será controlada para evitar aglomeração”, disse Manoel Júnior.

Santa Rita é considerada a padroeira das causas impossíveis e tem em sua trajetória uma forte ligação com as rosas, devido a milagres atribuídos à santa.

Leia mais  Celebrações da Semana Santa acontecerão sem presença de fiéis

 

Drive thru para doação de alimentos

Outra novidade por conta da Covid-19, é a realização do drive thru para a arrecadação de alimentos, que serão doados para as famílias carentes que são atendidas pela Paróquia Santa Rita de Cássia.

Conforme o Padre Manoel, os fiéis devem levar as doações em seus veículos e a entrega ocorrerá das 8h às 17h, no estacionamento da igreja. “A pessoa nem precisa sair do carro, deve usar máscara, e pela janela faz a entrega para a equipe da paróquia. Com os alimentos vamos montar cestas básicas para famílias carentes”, disse. (Ana Cláudia Martins)






O post Paróquia Santa Rita transmite ‘Benção das Rosas’ ao vivo apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorIsolamento social faz Dia do Abraço ter outras demonstrações de afeto
Próximo artigoSem acordo, vereadores não votam antecipação de feriados municipais