Em 2018, a notícia de que a Elle Brasil foi descontinuada pelo Grupo Abril entristeceu o público fashionista. Agora, para a alegria de muitos, a revista está de volta, em formato com foco no digital. Lançado nessa segunda-feira (25/05), o novo site reúne entrevistas inéditas, editoriais e reportagens com profissionais afetados pela crise da Covid-19.
Vem comigo!
Sob cuidados do Grupo Papaki, a Elle Brasil terá uma revista digital mensal, exclusiva para assinantes, com lançamento na segunda quinzena de junho e revista trimestral impressa que trará um “conteúdo ainda mais analítico e atemporal”. A primeira edição física sairá em setembro.
“A Elle chega para te fazer companhia, trazer um certo conforto, ser um espaço de acolhimento para todas nós, juntas”, adiantou Susana Barbosa, diretora de redação da revista, que ocupava o cargo antesda publicação ser descontinuada e está de volta ao comando da direção editorial. Além da editora-chefe, a equipe inclui Paula Mageste, como publisher, e a diretora comercial Virginia Any.
No site, já foram divulgadas entrevistas exclusivas. Um dos convidados foi o escritor Valter Hugo Mãe. O português fez uma análise sobre o atual cenário e criticou a onda de governos autoritários. Ele declarou que não tem medo de se posicionar e perder leitores que defendam o contrário.
Outro entrevistado pela Elle foi o fotógrafo Bob Wolfenson, que está perto de completar 50 anos de carreira. Ele falou sobre os impactos da pandemia na moda e na fotografia. Também contou detalhes sobre a vida pessoal. Recentemente, uma enchente atingiu o estúdio do profissional, em São Paulo.
Editoriais
No recheio da plataforma, está um editorial de moda estrelado pelo público. Leitores participaram de uma seleção feita por meio da hashtag #olhaelle. Os ensaios foram feito a distância pelo fotógrafo Gleeson Paulino.
“São 16 pessoas de regiões diferentes do Brasil, com estilos e realidades diversas, fotografadas em suas casas. A iniciativa do open casting surgiu em março, quando a Elle comunicou em suas redes sociais que seria relançada”, esclareceu o veículo.
Em meio à pandemia global, um dos conteúdos de destaque da Elle Brasil é o editorial Diários do Entremundos, desenvolvido por mais de 20 fotógrafos que registraram suas companhias no período de distanciamento social. Entre eles, estão Bob Wolfenson, Bruna Castanheira, Nicole Heiniger, Paulo Vainer, Henrique Gendre, Marina Benzaquem, Wallace Domingues, Gleeson Paulino, Debby Gram, Rafael Barion, Vivi Bacco, Luiza Ananias, Pedro Pinho, Leo Faria, Marvin, Carine Wallauer, Thaís Vandanezi e Takeuchis.
Todos os cliques serão publicadas ao longo dos próximos dias. “O resultado são imagens fortes e ao mesmo tempo poéticas e muito íntimas, sem ostentação alguma, como pede o momento”, explanou Susana Barbosa. Os visuais elencados para os shootings são de grifes e estilistas brasileiros, como Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho, Amapô, Neriage, Handred, Aluf e Piet.
O retorno
A Elle Brasil também se dedicará à produção de audiovisuais para a web. O podcast, batizado de Pivô, será publicado toda segunda-feira. Além disso, o perfil da revista no Instagram já está a todo vapor. Para a estreia do site, a equipe preparou uma série de posts prévios com vídeos de convidados especiais.
“Estou superfeliz que vocês voltaram, vocês fizeram falta!”, comemorou a designer Gloria Coelho. “O relançamento vem em um momento muito mais do que necessário. A Elle é um veículo de moda que sempre foi preocupado com o colaborativo, com o coletivo, com o entorno. Sempre apoiou estilistas e a moda nacional, não é um veículo alienado ao que acontece no mundo”, opinou Marcelo Sommer.
“É uma revista que, nos últimos anos aqui no Brasil, trouxe imagens e reflexões muito importantes, que é para onde eu acho que a moda deve sempre caminhar, refletindo a sociedade, a contemporaneidade, provocando a reflexão. A Elle já estava nesse caminho, fiquei muito triste quando acabou… E que bom que está voltando!”, destacou a atriz Taís Araujo.
Em depoimento, a diretora criativa da Neriage, Rafaella Caniello, enfatizou que trata-se de um “veículo de pessoas”. “Sempre foi uma revista que apoiou muito o novo: os novos designers, o novo momento, os novos movimentos. Acho que a volta da Elle representa também a volta da esperança, no sentido de que existe muita esperança para a moda, para tudo que tem por vir ainda, e tem muita história para a gente fazer”, apontou.
Também gravaram vídeos personalidades como Alexandre Herchcovitch, Luciana Curtis, Paulo Borges, Isaac Silva, Caroline Ribeiro, André Hidalgo, Reinaldo Lourenço e Adriana Bozon. Os participantes celebraram a novidade e relembraram episódios marcantes da história da revista.
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Colaborou Rebeca Ligabue
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