GDF – DF ocupa primeiro lugar em ranking de transparência de dados sobre Covid-19

0
640

Distrito Federal subiu duas posições e passou a figurar como a unidade da federação com nota máxima no ranking que monitora a transparência na divulgação de dados relativos à pandemia do novo coronavírus.

A capital do país está em primeiro lugar, ao lado dos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais e Rondônia no índice elaborado pela Open Knowledge Brasil (OKBR) e divulgado nessa quinta-feira (28/05).

No levantamento anterior, publicado em 21 de maio, Brasília ocupava a terceira a posição.

O índice leva em consideração a qualidade das informações fornecidas pelos governos como, por exemplo, idade, sexo dos pacientes acometidos pela doença, além de informações médicas, como a presença de comorbidades. Também são considerados dados sobre a rede de saúde, como a quantidade de leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs) disponíveis.

Gabinete de crise

Alguns fatores pesaram para o bom desempenho do DF. Um deles foi a criação do Gabinete de Gestão de Crise, bunker instalado ao lado de onde despacha o titular do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha (MDB), e que conta com 80 profissionais orientados a produzir dados que subsidiem a tomada de decisões.

Além disso, semanalmente integrantes do governo se reúnem com promotores de Justiça para compartilhar informações e os rumos do enfrentamento da pandemia.

Há, também, um site criado exclusivamente para abrigar informações sobre a Covid-19 no DF. O www.coronavirus.df.gov.br é atualizado várias vezes ao dia e também aos finais de semana.

Artigo anteriorHumberto de Campos mantém doação de alimentos
Próximo artigoColuna do Zé dia 29 de Maio de 2020