GDF -Ibaneis diz que estuda reabrir bares e restaurantes no DF entre 25 de junho a 1 de Julho

0
500

 O Governador afirmou que decisão depende de protocolo de segurança apresentado pelos estabelecimentos. Casos do novo coronavírus continuam a crescer na capital.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta segunda-feira (15), que estuda reabrir bares e restaurantes no Distrito Federal em 25 de junho ou 1º de julho, mesmo diante dos números crescentes de casos do novo coronavírus na capital.

Somente nesta segunda, foram 15 mortes registradas. Brasília tem, até agora, um total de 319 óbitos e 23.683 pessoas infectadas.

Ibaneis se reuniu nesta segunda com representantes da seccional do DF da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-DF) e do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do DF (Sindhobar-DF). Segundo o governador, os setores devem apresentar um protocolo de segurança para a reabertura.

Abrasel e Sindhobar debatem reabertura de Bares e Restaurante com Ibaneis Rocha
“O compromisso que nós fizemos foi de eles apresentarem um protocolo. Assim como eu fiz das outras vezes, nós vamos submeter esse protocolo às áreas específicas – [Secretaria de] Mobilidade Urbana, Codeplan, e [Secretaria de] Saúde – essas medidas vão ser analisadas, vão ser sugeridas aquelas que são necessárias e, havendo segurança, eu tenho dito sempre, havendo segurança, nós vamos estabelecer uma data para a abertura, que pode ser no próximo dia 25, como pode ser no dia 1º de julho”, disse.

O governador disse ainda que, “em primeiro lugar está a população, por isso que primeiramente eu aguardo o protocolo deles”. A previsão é de que o estudo sobre as medidas de segurança seja feito pelo governo do DF até sexta-feira (19).

Suspensão das atividades

Mesas do restaurante viradas durante pandemia do novo coronavírus, no DF, em imagem de arquivo — Foto: Larissa Passos/G1

Mesas do restaurante viradas durante pandemia do novo coronavírus, no DF, em imagem de arquivo — Foto: Larissa Passos/G1

Os bares e restaurantes tiveram o atendimento ao público suspenso em 19 de março. Desde então, está permitido apenas o funcionamento de serviços de delivery.

De acordo com o Sindhobar-DF, 10 mil pessoas perderam o emprego e 400 estabelecimentos fecharam as portas desde o início da pandemia na capital.

Nas últimas semanas, o GDF iniciou um protocolo de reabertura da maioria das atividades na capital, mesmo com os números ainda crescentes de infectados pelo coronavírus. O comércio de rua e os shopping centers já reabriram as portas, adotando medidas de segurança contra a Covid-19.

Parques, igrejas e escritórios também retomaram as atividades. Já as feiras voltam a atender o público na quarta-feira (17). Além dos bares e restaurantes, cinemas, teatros, academias e salões de beleza continuam fechados.

Artigo anteriorCão Spike está no canil sob guarda da Prefeitura
Próximo artigoCantor do DF é carregado por cavalo durante live e vira meme na internet; veja vídeo