O Cartoon Network tirou do papel os sonhos e traços de meninas de diversos países e transformou no curta-metragem Dois Camaleões. A animação, que estreou no canal pago na última quarta-feira (8/7), foi 100% produzida por mãos femininas e faz parte o projeto Garotas Desenham Garotas, iniciativa que visa empoderar ilustradoras de toda a América Latina.
Neste ano, Stephany Rodrigues, de 14 anos, do Brasil; Sara Cruz Neto, 10, do México; e Avril Cespedes, 14, da Argentina, tiveram suas ilustrações selecionadas entre 16 mil inscritas. Juntos, os desenhos inspiraram a história de Ibi, uma personagem do caderno de desenhos de Connie que ganha vida de forma mágica. Com a ajuda de uma caneta muito especial, ela decide compartilhar sua criatividade com outros cartoons, como Any Malu, Chloe e os Ursos sem Curso.
“Durante o desenvolvimento do roteiro do curta, a nossa maior preocupação era honrar, da melhor maneira possível, as histórias das três vencedoras. Queríamos realmente dar voz para essas garotas e contar o que essas pequenas futuras artistas queriam contar, e, assim, realmente ceder esse espaço, empoderando e ajudando a criar uma confiança criativa nelas”, ressaltou, em entrevista ao Metrópoles, Vivian Arias, Gerente Criativa do Cartoon Network.
Futuro da ilustração
Para Vivian Arias, a importância do projeto Garotas Desenham Garotas salta aos olhos. Não só pela equidade de gênero no mercado, mas por ajudar a formar uma nova geração de olhares mais acostumados com histórias contadas através de perspectivas diferentes. “Esse ciclo é importante pois coloca em prática o que falamos que somos. Acreditamos que histórias têm muito poder, e histórias mais diversas têm o poder de transformar o mundo em um lugar mais inclusivo”, ressalta a representante em Cartoon Network.
A gerente espera que a estreia de Dois Camaleões repercuta de maneira positiva na vida das meninas que inspiraram o vídeo por meio de seus desenhos. “Acho que fazer parte de um projeto de criação, do começo ao fim, pode ser muito poderoso para uma criança. Se ensinarmos a próxima geração de garotas a confiar nesse processo e nelas mesmas, teremos um futuro com muitos projetos criativos e novas histórias”, conclui Vivian Arias.
0
O post Ilustração de jovem brasileira inspira série de animação da Cartoon Network apareceu primeiro em Metrópoles.