A dupla João Neto & Frederico faz parte do grupo de artista que ganhou novo fôlego com as lives durante a quarentena. Nesta sexta-feira (31/7), às 22h30, os sertanejos fazem novo show on-line, desta vez, além do YouTube, a transmissão ao vivo também será realizada na TV aberta, pela Band. Os cantores não subirão ao palco virtual sozinhos, já que a noite também terá apresentação de Luiza & Maurílio.
“Nesse período que estamos sem shows, as lives têm sido muito importantes. Para a próxima, montamos um repertório incrível e nosso entrosamento com Luiza e Maurílio é muito bom”, adianta João Neto, em entrevista coletiva.
Apesar do jeito espontâneo em frente das câmeras, os cantores revelam que tiveram dificuldades para se adaptar ao formato. “O mais triste é acabar de cantar e não ter os aplausos, os gritos dos fãs”, ressalta Frederico.
Para João Neto, a comunicação com o público também era delicada no início. “Tivemos que nos policiar muito, às vezes a gente fala aquilo que não era para falar. Mas depois de meia hora a gente esquece das câmeras e a pressão diminui”, completa.
Marília Mendonça
Uma das duplas pioneiras do estilo universitário, João Neto e Frederico apoiaram muitos artistas que hoje são sucesso nacional. Uma das beneficiadas pelos veteranos foi Marília Mendonça. Os cantores foram os primeiros a gravar uma composição da goiana, quando ela tinha apenas 15 anos de idade.
“Eu lembro que quando ela cantou para a gente, no escritório, eu fui arrepiando. Não só pela letra, em si, que era muito boa. Mas a maneira dela cantar, o jeito dela. Ela é muito merecedora de tudo que conquistou”, recorda João Neto.
Os músicos contaram que depois da primeira audição com a cantora, a amizade logo se fortaleceu. “Dali em diante ela viajou muito tempo com a gente, compomos músicas juntos, ela fechou contrato com a Workshow”, salienta Frederico.
Renovação
Os músicos acreditam que o período de isolamento social, no qual os artistas estão com a agenda de compromissos esvaziadas, seja um ótimo momento para toda a classe sertaneja repensar o gênero. “É preciso ter uma renovação. Hoje a gente escuta uma música na rádio e não sabe quem está cantando. É tudo igual”, ressalta João Neto.
Segundo ele, a “culpa” da falta de personalidade do segmento é do próprio mercado fonográfico. “Quando alguém acerta uma música, traz algo novo que as pessoas gostam, logo vem todo mundo atrás fazendo igual”, explica o primeira voz, e completa: “O Gusttavo Lima acertou numa sonoridade nova, mas agora tudo é bachata, tudo é arrocha. E eu falo da gente também. É muito difícil acertar algo novo, mas temos que tentar”, acredita.
Parte do processo de renovação na carreira de João Neto & Frederico inclui dar um “passo atrás”, ou uma volta às origens. Os cantores acabam de assinar contrato com a Workshow, gravadora que deixaram logo após estourarem nacionalmente. “Aprendemos a dar valor a tudo que conquistamos, aos amigos que fizemos ao longo desses 10 anos de carreira. A Workshow sempre foi uma grande parceira nossa. Na época saímos por nossa conta, vimos onde acertamos e erramos. Sabemos voltar atrás e voltamos para o lugar de onde não devíamos ter saído”, conclui João Neto.
0
O post Dupla João Neto & Frederico quer renovação no sertanejo. “Está tudo igual” apareceu primeiro em Metrópoles.