Escola do Distrito Federal, CAPELA IMPERIAL, tem nova diretoria e busca seguidores para realizar sua primeira Live Show

0
570

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Capela Imperial é uma agremiação carnavalesca fundada em Taguatinga, Distrito Federal em 1º de Fevereiro de 1976 por sambistas e amigos funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), recém transferidos da cidade do Rio de Janeiro.

Sua criação ocorreu devido ao desafio do Paulo Boca de Ferro. Na época, foi fundado um bloco com o nome de “Capela Imperial”, em razão de os primeiros encontros terem ocorrido na casa de Tião, apelidado de “Tião Padre” devido o seu gosto por vinhos. Desse modo, realizou-se um trocadilho com o nome “Capela” (casa do Tião Padre) e o “Imperial” foi sugerido por um amigo carioca da turma, seu Valhe.

Suas cores branco e amarelo foram sugeridas por João Florêncio, o Joãozinho, inspiradas nas cores do até então Bloco Carnavalesco Canários de Laranjeiras. Seus fundadores são: Darcy Porquinho (em memória ao maior nome da Capela Imperial, por todo seu amor e dedicação nos anos que presidiu a escola), Manoel Caranguejeiro, Avelar, Salvador Gama, Caxias, Pedro Pan, Pedro Amândio, José Euzébio, João Motta, Sr. Rui, Sr. Lima, Sr. Célio, D. Argentina, Dílson Marimba, Gilmarzinho, Paulo Roberto Gaspar, Tião da Cuíca, Tião Padre, Tião Brum, Paulo Marabá, Joãozinho, entre outros que sempre estarão na memória do GRES Capela Imperial.

Com grande atuação no Setor QNJ em Taguatinga-DF, local onde ocorreu a sua fundação, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Capela Imperial, carinhosamente chamada por seus membros de “Família Capelense”, se tornou uma das escolas de samba mais tradicionais do Distrito Federal. Com os títulos de campeã em 1979 e 1980 como Bloco Enredo e como escola de samba no Grupo de Acesso em 1982, 1989, 2001 e 2011, ainda acumulando um título de Grupo Especial em 1996.

No segundo semestre de 2019, foi tomada a posse uma nova diretoria, comandada por Lili Gaspar, que desde então tenta trazer de volta a velha guarda, diretores, harmonias, além novas rostos que queiram acrescentar a escola.

O enredo de 2020 seria “Taguatinga: A Ave Branca”, mas desde o início da gestão do governador Rodrigo Rollemberg em 2015, as escolas de sambas de Brasília, pararam de receber as verbas públicas para o evento. Com a troca de gestão com o Governo de Ibaneis Rocha, a expectativa da União das Escolas de Samba do DF (Uniesb) era de que as 21 agremiações pudessem, de fato, desfilar como antigamente, no entanto, elas foram consideradas “inabilitadas” no edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

O ex-secretário Adão Cândido propôs um desfile fora de época, no aniversário de 60 anos de Brasília, em abril, mas devido a pandemia e a surpresa na qual todos foram pegos, a escola está se reinventando e se adequando a nova realidade e tecnologias, na busca por fazer com que o carnaval de Brasília, ainda pouco conhecido, cresça. Para isso, foi criado um canal no Youtube e para que o Capela Imperial possa realizar a sua primeira live, é necessário no mínimo 1.000 inscritos em sua página.

Segmentos

Presidente: Lili Gaspar

Vice Presidente: Geovanny Costa

Diretora de Carnaval: Nátaly Batista

Mestre de Bateria: Mayara Gabriela

Madrinha da Bateria: Pâmella Paula

Rede sociais

Youtube: G.R.E.S Capela Imperial Taguatinga

https://www.youtube.com/channel/UCTZW603VS4lfWmHNTJJzJXw?fbclid=IwAR3j1-7g5np0mq6EpkKfMx8GC2-3T_N81VzAWuXQXKoVEcBceMYTstt1FnE

Facebook: Capela Imperial

Instagram: Capela Imperial de Taguatinga

Texto Pâmella Paula e Cristiano Costa Amendoim

Artigo anteriorVacina contra Covid-19 começa a ser testada em profissionais de saúde do DF
Próximo artigoNA DATA QUE HOMENAGEIA O NASCIMENTO DE OSWALDO CRUZ, FILIPPELLI DECLARA APOIO AOS PROFISSIONAIS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA