Cidades da Região Metropolitana de Sorocaba sofrem com torneiras secas

0
257
Cidades da Região Metropolitana de Sorocaba sofrem com torneiras secas
Em Araçoiaba da Serra, a concessionária atribui o problema à estiagem e à pandemia da Covid-19. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/8/2020)

Moradores de Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), reclamam da constante falta de água nos bairros do município. Eles afirmam que a situação é recorrente e que piora ainda mais aos finais de semana e em feriados prolongados.

Questionada, a empresa Águas de Araçoiaba informa que, em finais de semana prolongados por feriado, sobretudo quando a temperatura está alta, o município chega a duplicar a população, principalmente nos bairros onde é grande o número de chácaras de veraneio que são alugadas nesses períodos”, diz.

A moradora do bairro Jardim Colonial 1, Jacira Rodrigues Abud, afirma que está sem água em sua casa desde a sexta-feira (4). Ela disse ainda que o problema é frequente em toda cidade e que fica pior aos finais de semana e em feriados.

Jacira conta também que já fez reclamações na empresa responsável e que a resposta é sempre a mesma, ou seja, que a cidade recebe muitas pessoas por conta das chácaras de locação. “A gente tem sempre que reduzir o consumo de água e economizar porque sempre falta. Essa situação ocorre na cidade há anos e precisa ser solucionada de alguma forma”, reclama.

O morador do Parque Monte Bianco, Allas Henrique Haro Manrique, também relata a mesma situação. Ele mora em Araçoiaba da Serra desde 2015 e desde então afirma que sofre com a falta de água constante. “Isso ocorre desde sempre e é resultado de uma falta de planejamento em relação a demanda e ao local de captação de água para o município. Infelizmente, até o momento, estamos sofrendo com a falta de água recorrente e o verão ainda nem chegou”, aponta.

Efeito da pandemia

A Águas de Araçoiaba informou que, este ano, devido à pandemia, “houve também uma maior movimentação de pessoas saindo das capitais para as praias e o interior, em relação ao ano passado, o que aumentou ainda mais a população da cidade”. “A superpopulação, associada à estiagem, com menor vazão do rio Pirapora, principal manancial que abastece o município, provoca uma sobrecarga no sistema de distribuição”, alega.

A empresa disse ainda que nessa situação, o consumo elevado de água ocasiona a despressurização na rede. Em ocasiões como essa a concessionária executa manobras no sistema de abastecimento, durante a madrugada, para recuperar os níveis dos reservatórios. Especificamente neste final de semana, a empresa abasteceu alguns reservatórios com caminhão-pipa.

A Águas de Araçoiaba lembra, também, que vem enfrentando uma série de problemas ocasionados por grandes lançamentos irregulares de efluentes não tratados fora do município de Araçoiaba da Serra, o que dificulta a captação e o tratamento da água.

A concessionária ressalta que, em casos de desabastecimentos, os clientes devem entrar em contato por meio dos canais de atendimento: 0800 747 0422, www.aguasdearcoiaba.com.br, aplicativo Cliente Águas ou pelo chat interativo.

Iperó e São Roque

Moradores das cidades de Iperó e de São Roque, na RMS, também reclamam da falta de água. Segundo eles, os problemas ocorrem em alguns bairros desses municípios. Questionada, a Sabesp informa que as altas temperaturas, associadas ao aumento de consumo de água no feriado, causaram situações específicas de falta d’ água no bairro George Oeterer, em Iperó, e no Jardim Meny, em São Roque.

“Neste momento, o sistema de abastecimento de água opera com capacidade máxima e está em fase de recuperação. A Sabesp pede que os moradores utilizem a água com economia, evitando desperdícios”, diz. (Ana Cláudia Martins)

O post Cidades da Região Metropolitana de Sorocaba sofrem com torneiras secas apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorObras vão provocar falta d’água em 30 bairros da cidade
Próximo artigoSalto interdita avenida para duplicação