Bebê faz transplante de medula com doador no DF

0
322

O bebê João Miguel, de apenas nove meses, foi o primeiro paciente a receber um transplante de com medula óssea de doador, o transplante alogênico, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). A instituição é credenciada para realizar transplantes autólogos, feitos com células da própria criança.

João Miguel sofria de imunodeficiência combinada grave (SCID, na sigla em inglês). O tratamento indicado para a doença é o transplante de medula. Acontece que o menino não podia ser transferido, o que levou o hospital a fazer o transplante alogênico de forma excepcional, em 8 de julho. O caso só foi divulgado nessa quinta-feira (24/9).

O menino recebeu a medula da própria irmã, Ana Clara, de 16 anos. “Eu tenho bastante medo de agulha, mas, pelo irmão, a gente faz tudo. Os profissionais me ajudaram e eu senti um pouco de dor depois, mas tudo deu certo e ele está bem”, afirma Ana Clara.

Segundo a Secretaria de Saúde, depois do procedimento, João precisou de algumas sessões de hemodiálise, mas já se recupera bem e em casa. Nos braços da mãe, Franciele Pereira, o garotinho voltou ao HCB (foto em destaque) para fechar a traqueostomia e, agora, segue em acompanhamento ambulatorial.

O transplante de João Miguel foi possível porque o Ministério da Saúde considerou o hospital preparado para o procedimento em caráter emergencial, pois a unidade já é credenciada para realizar transplantes de medula óssea autólogos desde agosto de 2019. (Com informações da Secretaria de Saúde)


0

O post Bebê faz transplante de medula com doador no DF apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorDanada! Ludmilla arrasa no MTV Miaw e faz medley de hits
Próximo artigoIzilda Silva falece aos 68 anos