Ator brasiliense Andrade Junior, morto em 2019, ganha Kikito em Gramado

0
178

O ator brasiliense Andrade Júnior, morto em 2019, ganhou o Kikito de Melhor Ator no 48º Festival de Gramado. A cerimônia de premiação, realizada on-line nesse sábado (26/9), condecorou o artista e o filme King Kong en Asunción, do pernambucano Camilo Cavalcante.

Andrade Júnior, que não chegou a ver o longa pronto, foi reconhecido por seu papel em King Kong en Asunción – que marcou sua estreia como protagonista. Ele viveu um matador de aluguel que depois de cometer o último assassinato na região desértica de Salar de Uyuni se esconde no interior da Bolívia e em seguida decide ir atrás da filha que nunca conheceu.

“Estou muito muito surpreso. Eu acho que cinema e arte não são corrida de cavalo, que tem o melhor ou o pior. Todos os filmes que foram apresentados tem o seu valor. Sem a arte a gente não tem sobrevive ao peso da vida. Seguimos com a vontade de construir um país e uma América Latina mais igual, mais justa e mais afetuosa… A gente está vivendo um momento surreal, de violência e de falta de tolerância do ser humano”, comentou Camilo Cavalcante, em depoimento. King Kong en Asunción também faturou o Kikito de Melhor Trilha Musical.

Todos os Mortos, o longa de Caetano Gotardo e Marco Dutra, que aborda a história do Brasil a partir da perspectiva de pessoas escravizadas, venceu nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante, para Alaíde Costa, e Melhor Ator Coadjuvante, para Thomás Aquino.

Mais um brasiliense vencedor

O longa Por Que Você Não Chora?, da diretora brasiliense Cibele Amaral, também foi lembrado. A atriz Elisa Lucinda ganhou o Prêmio Especial do Júri por sua participação no longa.

Por Que Você Não Chora
Elisa Lucinda ganhou pelo filme Por Que Você Não Chora?

Veja aqui a lista completa dos vencedores.

O post Ator brasiliense Andrade Junior, morto em 2019, ganha Kikito em Gramado apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorLuísa Sonza chora com apoio de Luan Santana e Giulia Be: “Merece respeito”
Próximo artigoAtriz do filme O Chamado é encontrada morta em casa