Sem divulgar dados da pesquisa e usando um gráfico idêntico ao de um banco de imagens, o governo informou nesta segunda-feira (19/10) que os resultados de estudos clínicos apontaram que o vermífugo nitazoxanida, conhecido como Annita, teria sido eficaz para reduzir a carga viral em pacientes na fase inicial da Covid-19.
Além dos discursos, o governo apresentou um vídeo no início da cerimônia no qual consta a imagem de um gráfico genérico, sem informações, com a frase “Nitazoxanida é eficaz!”. Trata-se de um gráfico de barras animado em tons de azul com uma seta apontando para dados em queda. Ele não tem números ou indicações. Quando os dados começam a aparecer, surge a legenda “Comprovado cientificamente, reduz a carga viral, fase precoce”.
0
O gráfico animado foi extraído do banco de imagens internacional Shutterstock para, aparentemente, mostrar resultados positivos dos efeitos de um medicamento contra a Covid-19. A imagem está disponível para compra por valores de US$ 69 a US$ 179, dependendo da resolução.
O resultado foi anunciado em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente, da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, de ministros do governo, em destaque, o do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que vem acompanhando os estudos desde o início da pandemia.
Os dados dos estudos, no entanto, não foram divulgados sob a alegação de que ainda não foram publicados por revistas científicas.
O uso do gráfico movimentou as redes sociais.
EU SABIA que era de banco de imagens. @SamPancher, pega esta comprovação científica aqui:
Obrigado @and_wolf por ajudar a achar o vídeo original. https://t.co/sXZgBTkTmy pic.twitter.com/Rwlhkpx431
— Leonardo Lopes (@leonardo1opes) October 19, 2020
O post Governo usa gráfico genérico para dizer que vermífugo Annita cura Covid-19 apareceu primeiro em Metrópoles.