Conclusão do viaduto na J.J. Lacerda está prevista para março de 2021

0
467
Conclusão do viaduto na J.J. Lacerda está prevista para março de 2021
A obra está sendo construída na interseção da avenida Ipanema com a rua José Joaquim de Lacerda. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (23/10/2020)

A Prefeitura de Sorocaba prorrogou por cinco meses o contrato com a empresa responsável pela construção do viaduto que liga a avenida Ipanema à rua José Joaquim de Lacerda. O aditamento foi publicado na quinta-feira (22), no jornal Município de Sorocaba, e ainda reajusta o valor da obra em 2,67%. Com isso, a conclusão da obra está prevista para 25 de março de 2021 e o valor inicial do contrato passou dos R$ 10,15 milhões para R$ 10,431 milhões.

De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), responsável pela Unidade de Execução do Programa (UEP), os motivos que levaram à prorrogação foram a necessidade de remoção das redes aéreas de fios e cabos elétricos da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), postes de sustentação de vários ocupantes como Vivo Telefonia e Embratel Net TV a cabo, entre outras, ocasionando um atraso “considerável” na execução, já que essas interferências não permitiram o avanço no trabalho, conforme cronograma pactuado com a empresa contratada, a DP Barros.

A pasta afirma, ainda, que “outras interferências impactaram diretamente nessa obra”, como a remoção de uma grande árvore e também o alinhamento junto ao hipermercado Carrefour para doação de uma área por intermédio de um Termo de Promessa de Doação Oneroso, cuja assinatura do termo foi celebrada neste mês.

A Sefaz afirma que não houve aumento nos custos, mas que o contrato foi reajustado em 2,76%, nos termos do contrato, referente aos meses de novembro de 2018 a novembro de 2019. A obra e seu reajuste são financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina — anteriormente, Corporação Andina de Fomento (CAF).

As obras do viaduto tiveram início em 30 de outubro de 2019 e fazem parte do corredor Norte/Sul do sistema BRT de transporte coletivo, sendo que por ele circulam mais de 80% das linhas de ônibus urbano da região norte e que fazem integração direta com outras linhas no Terminal Santo Antônio, além de registrar fluxo na ordem de 2.800 veículos/hora. Segundo a Prefeitura, a implantação do viaduto deverá eliminar 60% do volume veicular na interseção das duas vias. (Felipe Shikama)

O post Conclusão do viaduto na J.J. Lacerda está prevista para março de 2021 apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorSecretaria da Cultura de Sorocaba transfere Ponto de Leitura para um trailer
Próximo artigoColuna do Zé dia 24 de Outubro de 2020