Conclusão do viaduto na J.J. Lacerda está prevista para março de 2021

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Conclusão do viaduto na J.J. Lacerda está prevista para março de 2021
A obra está sendo construída na interseção da avenida Ipanema com a rua José Joaquim de Lacerda. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (23/10/2020)

A Prefeitura de Sorocaba prorrogou por cinco meses o contrato com a empresa responsável pela construção do viaduto que liga a avenida Ipanema à rua José Joaquim de Lacerda. O aditamento foi publicado na quinta-feira (22), no jornal Município de Sorocaba, e ainda reajusta o valor da obra em 2,67%. Com isso, a conclusão da obra está prevista para 25 de março de 2021 e o valor inicial do contrato passou dos R$ 10,15 milhões para R$ 10,431 milhões.

De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), responsável pela Unidade de Execução do Programa (UEP), os motivos que levaram à prorrogação foram a necessidade de remoção das redes aéreas de fios e cabos elétricos da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), postes de sustentação de vários ocupantes como Vivo Telefonia e Embratel Net TV a cabo, entre outras, ocasionando um atraso “considerável” na execução, já que essas interferências não permitiram o avanço no trabalho, conforme cronograma pactuado com a empresa contratada, a DP Barros.

A pasta afirma, ainda, que “outras interferências impactaram diretamente nessa obra”, como a remoção de uma grande árvore e também o alinhamento junto ao hipermercado Carrefour para doação de uma área por intermédio de um Termo de Promessa de Doação Oneroso, cuja assinatura do termo foi celebrada neste mês.

A Sefaz afirma que não houve aumento nos custos, mas que o contrato foi reajustado em 2,76%, nos termos do contrato, referente aos meses de novembro de 2018 a novembro de 2019. A obra e seu reajuste são financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina — anteriormente, Corporação Andina de Fomento (CAF).

As obras do viaduto tiveram início em 30 de outubro de 2019 e fazem parte do corredor Norte/Sul do sistema BRT de transporte coletivo, sendo que por ele circulam mais de 80% das linhas de ônibus urbano da região norte e que fazem integração direta com outras linhas no Terminal Santo Antônio, além de registrar fluxo na ordem de 2.800 veículos/hora. Segundo a Prefeitura, a implantação do viaduto deverá eliminar 60% do volume veicular na interseção das duas vias. (Felipe Shikama)

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