Relembre as promessas de Manga para a cidade

0
196
Relembre as promessas de Manga para a cidade
Eleito no domingo (30), Rodrigo Manga se comprometeu a priorizar a saúde em seu governo. Crédito da foto: Fábio Rogério (29/11/2020)

O novo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), terá quatro anos para implementar as suas propostas de campanha para cada área da administração pública. No primeiro turno das eleições municipais, Manga e os outros sete candidatos à Prefeitura apresentaram os seus projetos para diversos setores, por intermédio de uma série de reportagens veiculada pelo jornal Cruzeiro do Sul.

Durante sete semanas, entre os dias 7 de outubro e 15 de novembro, as edições de sábado do jornal trouxeram matérias sobre os planos dos prefeituráveis para a saúde; educação; segurança; transporte e sistema viário; cultura; emprego; e orçamento municipal, respectivamente.

De 2021 a 2024, Manga se comprometeu a priorizar a saúde em seu governo. Ele assegurou, por exemplo, a modernização do sistema de agendamentos on-line e presencial e firmar parcerias público privadas, para melhorar os atendimentos no setor. Já na educação, prometeu, entre outras medidas, a informatização dos métodos educacionais.

Na segurança pública, o seu principal objetivo é a implantação do Centro de Operações Integradas (COI), por intermédio do programa Cidade Inteligente. Quanto aos setores de transporte e sistema viário, as metas do novo chefe do Executivo são ajustes no Bus Rapid Transit (BRT) e nos ônibus tradicionais. Uma das intenções de Manga é agregar tecnologias ao setor. Nos setores de cultura e lazer, ele considera essencial a revisão do Plano Municipal de Cultura e a ampliação dos investimentos nos espaços culturais.

Também categorizada com uma das principais frentes de seu plano de governo, Manga promete promover a geração de empregos na cidade com base na tríade desburocratização, incentivos fiscais e capacitação profissional. Por fim, em relação ao orçamento municipal, campo do qual dependerá para viabilizar todas estas intenções, ele deverá privilegiar a revisão de contratos municipais e o corte de gastos.

Saúde

Na saúde, Manga considera necessária a mudança na gestão do setor. Para isso, a primeira medida deve ser a informatização do sistema de marcação on-line ou presencial de consultas. “Isso agilizará o atendimento da população e eliminará a necessidade de madrugar nas filas nas UBSs”, afirma. Ainda para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, o prefeito eleito tem a intenção de firmar parcerias público privadas com hospitais particulares da cidade. O objetivo é realizar mutirões de atendimentos.

Relembre as promessas de Manga para a cidade
Uma das propostas é a de realocar médicos das UBSs para reduzir as filas na Policlínica. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (5/10/2020)

Neste sentido, será instaurado, também por meio do mesmo modelo de contrato, o padrão de serviço Unimed nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) locais. Além disso, o atendimento nas unidades será estendido até as 22h, e três delas, Carandá, São Bento e Júlio de Mesquita, funcionarão 24 horas, elenca. O novo chefe do Executivo igualmente realocará médicos das UBSs para a Policlínica, afim de tornar mais eficiente o uso dos recursos humanos. A medida, diz, impedirá a volta das grandes filas e acabará com a superlotação nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs). Ele projeta, ainda, a construção de um Complexo Hospitalar na zona norte.

Educação

Já no cenário dos problemas da educação pública, agravados pela pandemia de Covid-19, as mudanças serão estruturais, a partir da informatização do sistema educacional, pontua. As ações igualmente englobarão maior investimento na formação continuada dos professores; desenvolvimento de modelo pedagógico com estímulo ao uso de novas tecnologias; e reformas nas escolas.

Manga ainda informou que atuará para garantir a inclusão de crianças com deficiência e que irá implantar, nas instituições de ensino, campanhas educativas sobre segurança, meio ambiente, saúde, prevenção às drogas, trânsito, dentre outras. Para resolver um dos principais impasses da área, a oferta de vagas, ele se compromete a otimizar os atuais recursos da Secretaria da Educação (Sedu). Também propõe buscar mais verba junto aos governos estadual e federal.

Segurança

No setor de segurança pública, o prefeito considera ter muito a avançar. Para tanto, assegura que vai instalar o Centro de Operações Integradas (COI), dentro do projeto Cidade Inteligente. O COI terá “ferramentas digitais para integrar informações e unificar o trabalho das forças de segurança e de fiscalização de condutas e do trânsito, além de firmar parcerias com associações comerciais e industriais”, explica. O principal objetivo do centro é combater a criminalidade.

Paralelamente, Manga se comprometeu a ampliar o número de agentes de segurança na cidade, desde a Defesa Civil até o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM). Eles receberão capacitação contínua e serão mais valorizados. Outro plano é restaurar o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Municipal, lista. “Isto permitirá a visão ampla das necessidades e uma gestão eficiente”, elucida.

Transporte público e sistema viário

Relembre as promessas de Manga para a cidade
Sobre o BRT, o prefeito eleito afirma que vai implantar melhorias como a sincronização de semáforos nos corredores. Crédito da foto: Fábio Rogério (8/5/2020)

O transporte público, constantemente motivo de reclamações por parte da população, será mais um desafio para Manga. Conforme o prefeito eleito, os problemas do setor serão solucionados, principalmente, com melhorias no BRT, novo sistema de transporte da cidade. O modelo inclui sincronização de semáforos, permitindo ondas verdes e priorização dos ônibus nos corredores.

Para as mudanças, Manga não pretende realizar grandes obras. Conforme ele, o transporte tradicional será atualizado, e as linhas, adequadamente planejadas. “Precisamos redimensioná-las, adaptá-las às novas tecnologias e ao crescimento da cidade, buscando maior oferta de ônibus e levando-os até os limites da cidade”. Quanto à Rodoviária, o prefeito não a considera funcional. Por isso, promete criar uma nova. Propõe construir, também, novas avenidas, no intuito de escoar o tráfego mais rapidamente. Ainda no tocante ao trânsito, objetiva melhorar a sinalização.

Cultura e lazer

Manga promete que seu governo mudará o panorama da cultura, do entretenimento e do lazer locais. “A Cultura está esquecida na cidade”, opina. A transformação dessa realidade, segundo o eleito, começará pela revisão do Plano Municipal de Cultura (PMC). Ele também quer ampliar os espaços e equipamentos destinados ao setor, descentralizando os investimentos e as ações, tornando-as mais acessíveis. A ideia é levar atrações culturais diretamente aos bairros. Para tanto, será necessária a ampliação gradativa do orçamento da pasta, com parcerias com a iniciativa privada e apoio de outras esferas governamentais.

As novidades, conforme ele, incluirão a construção de praças com múltiplos equipamentos. A infraestrutura permitirá a prática de esportes e o desenvolvimento de atividades culturais e de lazer. Os locais terão palcos ao ar livre, quadras, circuito de skate e playground. As melhorias motivarão a organização de torneios esportivos, incentivarão o turismo e farão a ponte entre cultura e educação, acredita. Para tornar os espaços ainda mais atraentes e seguros, o prefeito eleito planeja desenvolver ações integradas de segurança pública.

Emprego

A geração de empregos também será prioridade de sua administração, reforça Manga. Sendo assim, com o intuito de alcançar os resultados esperados, adotará ações para impulsionar o desenvolvimento econômico e combater o desemprego. A principal será a constituição do programa “Arruma Sorocaba”, inspirado no modelo de Diadema. Nele, “a Prefeitura vai contratar diretamente duas mil pessoas para serviços de zeladoria, como manutenção de praças, ruas, sinalização de trânsito etc, podendo dobrar o número de contratados no segundo ano e dando preferência para desempregados e pessoas cadastradas em programas sociais”, informa.

A criação do Centro de Aceleração de Desenvolvimento (CAD) e de cursos profissionalizantes, sobretudo, para jovens, são outras duas propostas. Segundo Manga, o CAD “contribuirá para a captação de recursos governamentais e da iniciativa privada, além de verificar as melhores oportunidades de investimento para as empresas.”

Orçamento municipal

No primeiro ano de governo, Manga terá à disposição um orçamento de R$ 3,069 bilhões. A verba terá de ser suficiente para pagar os salários dos servidores públicos, colocar em prática as suas propostas e manter o funcionamento da máquina pública. Para conseguir cumprir com todos esses compromissos, ele tentará tornar mais eficiente a distribuição dos recursos. Desta forma, uma das primeiras providências a ser tomada será a análise criteriosa de todos os contratos municipais.

A partir das informações levantadas, o prefeito afirma que fará as renegociações necessárias. “Quando presidi a Câmara, por dois anos, consegui uma economia recorde com esse tipo de medida. Os valores devolvidos aos cofres públicos chegaram a cerca de R$ 20 milhões, a maior economia já realizada pelo Legislativo sorocabano. E sugeri que a verba devolvida fosse para a saúde. Acredito que algo semelhante possa ser feito na Prefeitura”, discorre. (Vinícius Camargo)

O post Relembre as promessas de Manga para a cidade apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorNo DF, homem é assassinado com tiros na cabeça e na barriga
Próximo artigoSantos conta com reforços para avançar na Libertadores