O número de pacientes em UTI, em Sorocaba, voltou a subir nesta quarta-feira (16), na rede pública. Apenas dois leitos estavam vagos, dos 70 disponíveis para uso com pessoas com suspeita ou confirmação da Covid-19.
O número total de pessoas internadas na cidade era de 132, o maior desde 22 de novembro. A cidade também registrou mais três mortes pelo novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde, 232 novos casos foram confirmados.
De acordo com os dados, em se tratando da rede pública, apenas o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) tinha leitos de UTIs vagos. Entretanto, eram apenas dois. Vale lembrar que a unidade de saúde gerida pelo Estado atende 48 cidades da região. Outro ponto a ser lembrado é que a Secretaria de Estado da Saúde aumentou de 10 para 20 o número de leitos de UTI. A Santa Casa, com 40 leitos, e o Adib Jatene, com 10 leitos, tinham 100% de ocupação.
Com relação aos leitos de enfermaria, os 21 leitos da Santa Casa estavam com pacientes. Já o CHS tinha apenas um vago, de um total de oito. Três dos cinco leitos do Adib estavam com pacientes. O Santa Lucinda, que passou a constar no censo diário, tinha quatro pacientes. A unidade tem 20 leitos Covid.
Na rede privada, com relação à UTI, os 17 leitos do hospital Unimed estavam ocupados. Dos 20 do Samaritano, apenas um estava sem paciente. A ocupação no Evangélico era de 60%. A unidade tem 10 leitos de UTI. Sobre a enfermaria da rede privada, o hospital Unimed tinha ocupação de 90%. No Evangélico era de quase 86% e no Samaritano de pouco mais de 57%.
O número total de pessoas internadas em Sorocaba foi de 123 para 131. O aumento ocorreu entre os pacientes com a confirmação da Covid, que foi de 49 para 69, em 24 horas. No caso de internações de UTI, o número aumentou de 67, na terça-feira (15), para 70, ontem.
Outros dados
A cidade também registrou 23.472 recuperados da Covid-19, ontem. Já os casos confirmados com a doença passaram de 24.076 para 24.308. A cidade também passou de 929 para 995 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 67.840.
Os óbitos com a confirmação da doença aumentaram para 528, com o registro de mais três mortes. As vítimas faleceram entre 13 e 15 de novembro, duas delas morreram em Sorocaba. Elas tinham idade entre 41 e 74 anos. Uma das pessoas que morreu não tinha comorbidade. Em Sorocaba, ainda há um óbito em investigação. (Marcel Scinocca)
O post Aumenta a ocupação nas UTIs destinadas aos pacientes Covid-19 apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.