Cuca espera fazer história na América

0
159
O técnico do Santos pode ser bicampeão da Libertadores. Crédito da foto: Ivan Storti / Santos FC (11/1/2021)

Com o Santos classificado à final da Copa Libertadores, Cuca tentará, em 30 de janeiro, entrar para um seleto grupo: o de treinadores brasileiros bicampeões continentais. O feito foi alcançado por quatro técnicos: Lula, Telê Santana, Paulo Autuori e Luiz Felipe Scolari.

Lula e Telê conseguiram os bicampeonatos pelos mesmos clubes e de maneira seguida. Foi com Lula no banco de reservas que o Santos faturou a Libertadores em 1962 e 1963. Três décadas depois, Telê repetiu a marca ao vencer em 1992 e 1993 pelo São Paulo. Felipão, por sua vez, também esteve perto de ser bicampeão consecutivo da Libertadores por um mesmo clube. Ele venceu o torneio em 1999 pelo Palmeiras, mas no ano seguinte foi derrotado pelo Boca Juniors. Ele já havia vencido o torneio outra vez, em 1995, pelo Grêmio.

Quem também venceu a Libertadores por dois times diferentes foi Paulo Autuori. A primeira taça do treinador veio em 1997, à frente do Cruzeiro. Oito anos depois, foi campeão pelo São Paulo.

Cuca estava à frente do Atlético-MG em 2013, quando o time levantou a taça da Libertadores. Agora, no fim de janeiro, terá a chance de repetir o feito pelo Santos, que vai encarar o Palmeiras, na decisão agendada para o Maracanã.

O treinador está em sua terceira passagem pelo Santos, tendo assumido um time em grave crise financeira e que chegou a ser visto como candidato ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Mesmo a deixando em segundo plano nas últimas semanas – é o nono colocado. “Falei para o pessoal que tínhamos o Brasileiro para estar entre os oito e que chegaríamos à final da Libertadores. Falei toda vez, me tornei chato”, disse, em entrevista coletiva após os 3 a 0 sobre o Boca

Questionado se esse é o melhor trabalho da sua carreira, não soube responder, mas foi claro: as dificuldades são. Por isso, fez questão de celebrar a vaga na final. Não é à toa. O Santos ficou proibido de contratar, viu o presidente José Carlos Peres sofrer impeachment e tem atrasos salariais.

“Não sei se é o melhor, tive grandes trabalhos. Aqui a dificuldade é muito maior. Os motivos vocês sabem, mas é muito gratificante entregar ao torcedor uma final de Libertadores. Isso não tem preço, tem valor”, disse.

Até a final da Libertadores, o Santos ainda fará quatro jogos no Brasileirão, com Botafogo (17/1), Fortaleza (21/1), Goiás (24/1) e Atlético-MG (27/1). Mas o foco de Cuca está mesmo no bi do torneio para ele e no tetra para o clube da Vila Belmiro. (Leandro Silveira – Estadão Conteúdo)

 

O post Cuca espera fazer história na América apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorGilmar Mendes: “Situação em Manaus escancara falhas no combate à Covid-19”
Próximo artigoCom 17 afastados, Guarani é goleado