CVV tem aumento de 48,17% nos atendimentos e busca voluntários

0
237
CVV tem aumento de 48,17% nos atendimentos e busca voluntários
CVV Sorocaba fica na rua Dr. Nogueira Martins, 334, região central da cidade. Crédito da foto: Fernando Rezende (15/1/2021)

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Sorocaba registrou aumento de 48,17% na procura pelos atendimentos, na comparação de 2020 com 2019.

Segundo dados do próprio CVV local, a procura pelo serviço gratuito, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, principalmente por meio de contato telefônico, 24 horas por dia, passou de 66.103 atendimentos em 2019 para 97.946 em 2020.

Além disso, no último mês de dezembro, a procura pelos atendimentos cresceu 28,04% em Sorocaba. Em todo o País, no mês passado, a procura pelos atendimentos aumentou 13,49%.

Por conta do aumento na procura pelos atendimentos, o CVV de Sorocaba está com inscrições abertas para o curso gratuito de formação de novos voluntários. Devido à pandemia, ele será realizado de forma remota, pelo aplicativo Zoom, a partir de segunda-feira (18).

Pandemia e o CVV

Segundo o voluntário e vice-presidente do CVV de Sorocaba, José Luiz Húngaro, atualmente o Centro de Valorização da Vida da cidade tem 94 voluntários, mas com o aumento na procura pelos atendimentos, é necessário mais pessoas.

“Precisamos de voluntários para continuar oferecendo o apoio emocional 24 horas por dia, todos os dias, mesmo em feriados e fins de semana, e atender a demanda sempre crescente”, destaca Húngaro.

O vice-presidente afirma ainda que a pandemia é um dos possíveis motivos para o aumento da procura pelos atendimentos oferecidos pelo CVV.

“Os números mostram que as pessoas ainda têm dificuldade de encontrar um ombro amigo para desabafar e falar de suas dores. Nas escutas, elas continuam falando de suas angústias, medos e também das incertezas diante do cenário mundial trazido pelo coronavírus. A escuta amorosa, sem julgamentos, pode salvar vidas”, afirma.

O coordenador de divulgação, Alcebíades Alvarenga da Silva, com mais de 30 anos atuando no CVV, também acredita que o aumento na procura pelos atendimentos é reflexo dos “sentimentos inflados” por conta da pandemia.

“Em dezembro, principalmente, Natal e Ano Novo significam uma época de festa e de reunião familiar, e as pessoas praticamente não puderam estar juntas. Pais longe dos filhos, avós sem contato com os netos, e o luto daqueles que perderam familiares e amigos. Então os sentimentos ficaram muito inflados, e o apoio emocional é muito importante neste momento”, aponta.

Curso gratuito

O curso preparatório para a formação de novos voluntários, a ser realizado pelo aplicativo Zoom, é gratuito e terá início no dia 18, às 19h. Serão oito encontros de quatro horas cada, sempre às segundas-feiras.

É necessário formalizar uma inscrição prévia para receber o link de acesso à sala. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp 15-99723-7156 (mensagens).

Tanto pelo e-mail ou pelo WhatsApp serão prestadas mais informações sobre o curso, que abordará a compreensão, aceitação, confiança e o respeito para ouvir. A idade mínima é 18 anos e disponibilidade de 4 horas semanais para o plantão de atendimento.

Após a conclusão do curso, o trabalho voluntário será realizado na sede do CVV Sorocaba, à rua Dr. Nogueira Martins, 334, centro, ou de forma remota, utilizando-se de recurso tecnológico. (Ana Cláudia Martins)

O post CVV tem aumento de 48,17% nos atendimentos e busca voluntários apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorMárcia Rodrigues assume direção da Liga de Combate ao Câncer
Próximo artigoEncantadoras