Márcia Rodrigues assume direção da Liga de Combate ao Câncer

0
188
Márcia Rodrigues assume direção da Liga de Combate ao Câncer
Márcia (de branco) e Maysa falam sobre a importância da Liga no auxílio às mulheres com câncer. Crédito da foto: Fernando Rezende (15/1/2021)

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, entidade que desenvolve ações preventivas e de auxílio às mulheres diagnosticadas com câncer de mama e ginecológico, possui uma nova diretoria.

Márcia Rodrigues assume a presidência da entidade, anteriormente presidida por Maysa Miceli Santini de Souza. Uma assembleia realizada de forma virtual, na noite da quinta-feira (14), oficializou os nomes da nova diretoria da Liga Sorocabana.

Maysa foi eleita para cumprir um mandato de três anos, que terminaria em 2022, mas deixou a presidência da entidade para dedicar-se à família e a projetos pessoais.

“Quero agradecer a todas as voluntárias da Fraternidade Feminina da Loja Maçônica Perseverança III por todo o apoio e ajuda nesses dois últimos anos e no tempo anterior que estive com elas na diretoria da Liga”, destaca.

A ex-presidente da entidade lembrou o sucesso da tradicional corrida Pink do Bem que a Liga promove anualmente, sempre no mês de outubro, para divulgar o trabalho de prevenção do câncer de mama, e que já faz parte do calendário do “Outubro Rosa” de Sorocaba.

“No ano passado, tivemos de inovar por conta da pandemia da Covid-19 e realizar a corrida de rua de forma virtual. O resultado foi surpreendente. Foi um desafio. Graças a nossos patrocinadores e apoiadores, o evento reuniu cerca de 1,1 mil participantes, com pessoas de outras cidades e até outros estados”, diz Maysa.

Além disso, ela destaca que em 2021 a previsão é de que a corrida de rua seja realizada, caso não haja impedimento para a realização do evento em função da pandemia.

“A expectativa, este ano, é fazer a Corrida Pink do Bem tanto na forma presencial, como virtual”, destaca.

Maysa disse ainda que a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, criada em 1975, cumpre um importante papel na cidade, dando assistência para mulheres diagnosticadas com câncer de mama e ginecológico, por meio de vários atendimentos, em diversas áreas, além do custeio de exames ginecológicos e de mama para mulheres que aguardam pelos procedimentos na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Márcia, a nossa nova presidente, que vai cumprir esse meu último ano de mandato, dará continuidade a todos os trabalhos que são realizados pela Liga, com certeza, da melhor forma possível”, finaliza.

Márcia Rodrigues, que também já foi presidente da Liga, destaca que a entidade oferece às mulheres assistidas atendimento feito por assistentes sociais, psicólogas, nutricionistas, assistentes jurídicas e fisioterapeutas, além de outras atividades.

“Por conta da pandemia alguns atendimentos não puderam ser realizados de forma presencial, mas, aos poucos, estamos voltando com o que é possível, dentro das normas de prevenção contra o coronavírus”, diz Márcia.

“Temos também nossa loja virtual com roupas para atividades físicas e camisetas da Liga e, também, da Corrida Pink do Bem. E ainda doamos perucas para mulheres que necessitam e recebemos doações de pessoas que desejam doar seus cabelos para a confecção do acessório”, enfatiza.

“Temos uma parceria com uma ONG que recebe os cabelos e confecciona as perucas. E ainda sutiãs e próteses externas para pacientes que passaram por mastectomia (remoção das mamas). A atenção não é voltada apenas para o lado psicológico das mulheres atendidas, mas também para sua autoestima”, destaca Márcia.

Quem quiser colaborar com a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, por meio de doações, conhecer a entidade, ou para assistência de mulheres com diagnóstico da doença, pode entrar em contato pelos telefones: (15) 3342-3320 ou pelo WhatsApp (15) 98166-0093. A sede da Liga fica na rua Antônio de Andrade, 45, Jardim Faculdade. (Ana Cláudia Martins)

O post Márcia Rodrigues assume direção da Liga de Combate ao Câncer apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorSecretário fala dos novos desafios da Cultura em Sorocaba
Próximo artigoCVV tem aumento de 48,17% nos atendimentos e busca voluntários