Mesmo com aval do MPF, distrital vai à Justiça contra realização do Enem

0
256

O deputado distrital Fábio Felix (PSol) pediu à Justiça Federal que adie a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Brasília. O teste está marcado para o próximo domingo (17/1).

A requisição foi protocolada na noite desta sexta-feira (15/1). A ação popular, com pedido liminar, foi apresentada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

“Estamos vendo o que está acontecendo em Manaus, com o DF inclusive ajudando no cuidado de pacientes transferidos para cá. É inadmissível que o Distrito Federal podendo adiar as provas siga as diretrizes do governo federal. Trata-se de salvar vidas e de impedir o colapso do nosso sistema de saúde”, afirma o parlamentar na ação.

Segundo o distrital, a manutenção da realização de provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio, pelo Inep, em meio ao aumento de novos casos de Covid-19 no Brasil, “viola frontalmente o princípio da moralidade administrativa, pois as medidas preventivas adotadas – tais como uso de máscaras e álcool em gel e antecipação do horário de abertura dos portões dos locais de prova – são insuficientes para mitigar o risco de aumento expressivo de contaminação imposta a estudantes, profissionais envolvidos na aplicação das provas e familiares”, destaca trecho da ação popular

A Justiça Federal do DF deve analisar o pedido em caráter urgente. Nesta sexta-feira (15/1), Ministério Público Federal (MPF) entendeu haver segurança para a realização das provas.

Despacho assinado pela procuradora da República Melina Castro considerou satisfatórias as explicações do Ministério da Educação, do Inep e da Vigilância Sanitária acerca da proteção dos candidatos contra o novo coronavírus.

Confira a ação:

COMPROVANTE AJUIZAMENTO by Metropoles on Scribd

O post Mesmo com aval do MPF, distrital vai à Justiça contra realização do Enem apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorAnvisa recebe pedido para uso emergencial da Sputnik V, vacina fabricada no DF
Próximo artigoOcioso após veto da Índia, avião das vacinas levará oxigênio a Manaus