A terceira turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) considerou ilegal o Relatório de Inteligência Financeira produzido pelo órgão sobre transações de Frederick Wassef, advogado ligado a Bolsonaro. A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.
A decisão pode provocar uma série de paralisações em processos baseados nos relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), entre eles, o que o senador Flávio Bolsonaro é acusado de desvio de recursos públicos por meio de um esquema de supostos funcionários laranja em seu gabinete quando ela deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
De acordo com a coluna, a discussão agora é sobre a metodologia de elaboração dos relatórios. Após a decisão, conforma a reportagem o relator do caso, o juiz federal Ney Bello, trancou a investigação em andamento sobre Wassef.
O inquérito da Polícia Federal foi paralisado porque foi aberto com base no relatório.
De acordo com o jornal, apurações que têm Wassef como alvo, mas começaram de outras formas, vão continuar. O RIF, porém, não poderá ser usado, segundo a decisão.
Na decisão, a turma do TRF-1 entendeu que não havia hipótese legal para expedição do documento no caso de Wassef e que se tratou de “geração espontânea”.
O Coaf, por sua vez, disse ao tribunal que seguiu padrão e se baseou em 34 comunicações de origens distintas. Se o entendimento tiver guarida em outras cortes, inquéritos que usaram relatórios de forma similar podem ser afetados.
Advogado pessoal do presidente Bolsonaro, Frederick Wassef
Wassef foi advogado pessoal do presidente Bolsonaro
Igo Estrela/ Metrópoles
Advogado pessoal do presidente Bolsonaro, Frederick WassefWassef teria recebido R$ 2,7 mi do Sistema S irregularmente, diz MPF
Igo Estrela/Metrópoles
Flávio bolsonaro durante posse do novo ministro do turismo, Gilson Machado durante evento no planalto 1
Flávio Bolsonaro
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Brasília (DF), 06/11/2018 Senador Flavio BolsonaroLocal: Brasilia Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Senador Flávio Bolsonaro
Hugo Barreto/Metrópoles
Fabrício Queiroz e Flávio Bolsonaro
Queiroz e Flávio Bolsonaro
Reprodução
0
O post TRF-1 anula relatório do Coaf que aponta suspeitas sobre Wassef, diz jornal apareceu primeiro em Metrópoles.









































