Prefeitos articulam consórcio para a compra de vacinas contra Covid-19

0
245

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) criou um consórcio entre municípios para a compra de vacinas contra a Covid-19. A previsão é que a associação seja constituída, legalmente, até 22 de março para, após essa etapa, atuar na aquisição de imunizantes. Os municípios têm até sexta-feira (5/3) para aderirem ao grupo. Só nesta segunda-feira (1º/3), foram 100 adesões. As informações são do G1.

Presidente da FNP, Jonas Donizette destacou que a orientação aos prefeitos e prefeitas diante do cenário iminente de colapso da saúde é de que os prefeitos “lancem mão de todos os instrumentos que têm para evitar a situação dramática de ter de escolher entre quem vai viver ou morrer”.

A formação do consórcio ocorre em meio ao aumento dos casos de Covid-19 no Brasil. O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, divulgou nesta segunda uma carta com sugestões de medidas urgentes contra o iminente colapso das redes pública e privada de saúde, entre elas um toque de recolher nacional e fechamento de escolas, bares e praias.

Sem custos de adesão

A FNP reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, o que representa todas as capitais e 61% da população. Entretanto, a manifestação de interesse ao consórcio está aberta aos 5.570 municípios brasileiros.

Não haverá custos de adesão, sendo que os gastos para legitimar a formação da associação serão custeados pela frente de prefeitos.

A FNP informa que o consórcio tem interesse em todas as vacinas que não estiverem no escopo do Ministério da Saúde, mas que possuam aprovação para utilização na Anvisa ou em organismos internacionais.

O post Prefeitos articulam consórcio para a compra de vacinas contra Covid-19 apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorHoróscopo 2021: confira a previsão de hoje (02/03) para seu signo
Próximo artigoThe Estée Lauder Companies emitirá US$ 600 milhões em notas sênior