Fiocruz aponta que Brasil atingiu maior colapso sanitário da história

0
777

Segundo a fundação, a situação é crítica em todo país: 24 estados e o DF têm ocupação de leitos de UTI superior a 80% e 15 desses operam a mais de 90%. Indicativo é divulgado no dia em que o Brasil atinge novo recorde de mortes por covid

 (crédito: Reprodução/Fiocruz)
(crédito: Reprodução/Fiocruz)

O Brasil está em seu maior colapso sanitário e hospitalar da história. É isso o que aponta o Boletim do Observatório Covid-19 divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta terça-feira (16/3).

O observatório aponta que, das 27 unidades da Federação, 24 estados e o Distrito Federal estão com a ocupação de leitos de UTI superior a 80%. Em 15 desses locais, a ocupação é superior a 90%.

O DF aparece no levantamento com 97% dos leitos de UTI ocupados. O Rio Grande do Sul é o local onde a situação é extrema: 100% dos leitos estão em uso. Apenas o Rio de Janeiro e Roraima apresentam taxa de ocupação média, com 79% e 73%, respectivamente. Em todos os demais locais, o alerta é crítico.

O boletim foi divulgado no mesmo dia em que o Brasil registrou um novo recorde de mortes por covid, com 2.841 óbitos em um só dia. É o 21º dia seguido em que há aumento do número de mortes pela doença no país.

A análise de pesquisadores da fundação também divulga que o município de Araraquara, em São Paulo, tem apresentado melhora nos índices de covid na cidade. O bom resultado no local está relacionado às medidas de restrição mais rígidas, como circulação restrita e lockdown severo, com apenas serviços essenciais em funcionamento.

Artigo anteriorGDF pede à Justiça para não fechar escolas, academias e igrejas
Próximo artigoDeputado Luís Miranda apresenta requerimento de audiência publica para discutir o aumento dos preços dos Combustíveis