Cerca de 200 detentos idosos foram vacinados contra a Covid-19 na Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro, conhecida com petinenciária 1 de Sorocaba. A denúncia feita por policiais penais que trabalham no presídio e envolve presos com 60 anos ou mais, que estariam fora do atual cronograma de imunização previsto pela Secretaria Estadual de Saúde. Em nota, a Prefeitura de Sorocaba confirmou a imunização para “evitar perdas técnicas”, negando possíveis irregularidades.
A denúncia anônima foi feita ao Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp). Segundo a entidade, 150 sentenciados do regime fechado e 50 do semiaberto entre 80 e 60 anos foram imunizados no último sábado (20). Não há, entretanto, uma estimativa de quantos presos foram imunizados fora do calendário. “Se confirmada, significaria a desobediência à fila dos cronogramas estadual e federal de vacinação que previne a Covid-’9”, afirmou a Sifuspesp.
O cronograma divulgado pelo Estado ainda não inclui a vacinação de presos, considerando apenas a situação da privação de liberdade. Desde sexta-feira (19), o calendário estadual prevê a imunização de idosos a partir de 72 anos, liberando a vacinação para maiores de 69 no sábado (27). Cada município, entretanto, tem divulgado datas diferentes sobre a aplicação das vacinas. Antes dos funcionários e detentos do sistema prisional, ainda haverá uma terceira fase, para vacinação de pessoas com comorbidades.
A Secretaria de Saúde de Sorocaba e a Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) confirmaram a imunização dos presos, seguindo o cronograma dos grupos prioritários estabelecido pelo Ministério da Saúde. “Como é de amplo conhecimento, as doses que seriam descartadas ao final do dia, podem ser aplicadas em quaisquer pessoas e, nesse caso, a Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba direcionou-as para a população privada de liberdade idosa”, escreveu a SAP.
A Prefeitura de Sorocaba também afirmou que a imunização foi feita com doses ainda disponíveis em frascos abertos: “a fim de se evitar perdas técnicas, é determinado direcionar o uso da vacina para pessoas contempladas em alguns dos grupos priorizados no Plano de Nacional”, enfatizou. (Jomar Bellini)
O post Detentos tomaram vacina fora do atual cronograma apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.