Covid-19: GDF autoriza contratação de 250 profissionais de saúde aposentados para reforçar atendimento durante pandemia

0
358

Portaria foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (12). Objetivo é ampliar número de médicos e enfermeiros na rede pública.

A Secretaria de Economia do Distrito Federal autorizou a contratação temporária de 250 profissionais de saúde aposentados de níveis superior e técnico. A portaria foi publicada no Diário Oficial (DODF) desta segunda-feira (12).

Apesar da publicação recente, a autorização diz respeito ao processo de contratação temporária de aposentados que já está em curso. O resultado preliminar do processo seletivo emergencial foi divulgado na última terça-feira (6).

A seleção é voltada para servidores aposentados e/ou militares inativos que vão trabalhar na triagem e no atendimento direto aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19. A contratação é temporária, pelo período inicial de 12 meses.

    • No entanto,

o texto não dá previsão de quando essas contratações vão ocorrer. 

O quantitativo autorizado será distribuído da seguinte forma:

  • 70 médicos
  • 30 fisioterapeutas
  • 50 enfermeiros
  • 100 técnicos em enfermagem

A portaria também autoriza a formação de cadastro reserva igual a 100% do número de vagas.

Na mesma edição do DODF desta segunda-feira, a Secretaria de Saúde publicou uma outra portaria alterando a função de enfermeiros obstetras e de família para enfermeiros generalistas enquanto durar a pandemia de Covid-19. Com isso, os servidores passam a atuar também com pacientes com suspeita ou diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus.

Coronavírus no DF

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, até noite de domingo (11), o total de óbitos por Covid-19 na capital chegava a 6.754, e os infectados somavam 359.122.

Na manhã desta segunda-feira, a rede pública de saúde do Distrito Federal estava com 95,85% dos leitos de UTI ocupados e 354 pacientes aguardavam por uma vaga. Desses, 255 tinham diagnóstico ou suspeita de Covid-19.

No dia 9 de março, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou estado de calamidade pública na saúde do DF. A medida vale “enquanto perdurarem os efeitos da pandemia do novo coronavírus”.

Também no mês de março, o GDF iniciou a construção de três novos hospitais de campanha na capital. A expectativa é que as obras estejam concluídas até a próxima quarta-feira (14). As unidades estão sendo erguidas nos seguintes locais:

  • Autódromo Nelson Piquet, no Plano Piloto
  • Complexo Esportivo do Gama
  • Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia

Na terça-feira (6), o Ministério Público do Distrito Federal realizou uma vistoria nas obras dos hospitais de campanha e concluiu que o andamento das construções “está de acordo com a data estipulada”. Cada um dos novos hospitais terá 100 leitos de UTI para pacientes com Covid-19, somando mais 300 leitos na capital.

Artigo anteriorGoverno Federal garante 30,5 milhões de vacinas contra covid-19 para abril
Próximo artigoCovid-19 GDF prevê vacinar pessoas com 60 anos no DF no fim de maio