Há 17 anos, quando publiquei o primeiro post no Blog do Noblat, o meio digital ainda era terra árida para o jornalismo em tempo real.
Naquela época, a notícia respeitava o ciclo das 24 horas. O que acontecia de importante hoje, em geral, seria manchete amanhã.
Nestas quase duas décadas, o www eliminou o delay entre o fato e a divulgação da notícia. A informação já não precisava esperar as rotativas.
Praticar o jornalismo digital hoje é obrigação para todo meio de comunicação. Há 17 anos, foi uma escolha.
Lancei o primeiro blog de notícias da internet brasileira. Espaço que mantenho, sem pausas, desde então.
Nesse período, testemunhei e relatei fatos históricos, contei o que vi e analisei o que estava por vir. Foram mais de 200 mil conteúdos autorais.
A audiência do Blog do Noblat também foi construída a partir de centenas de artigos de colaboradores. Das frases que resumem contextos, das charges que desenham circunstâncias. E de jazz. Por que não?
O hábito de publicação trouxe o costume da leitura. E a união das duas pontas formou uma audiência consistente e generosa. O Blog do Noblat, que esteve hospedado no site da revista Veja nos últimos três anos, chegou a reunir em meses recentes média de 17 milhões de visitas por mês.
A partir de hoje, o Blog do Noblat passa a ser publicado no portal Metrópoles. Você lerá neste espaço todas as seções que já está acostumado a acompanhar nos últimos 17 anos.
Junto a minha audiência à potência que se tornou o Metrópoles nos últimos cinco anos. A plataforma digital figura entre os cinco maiores veículos de comunicação do país, de acordo com a ComScore. O Metrópoles alcançou uma marca impressionante: é o segundo portal mais acessado do país quando considerada a produção própria, sem a audiência das homepages de sites parceiros.
No último trimestre, a média mensal de usuários que visitaram o site foi de 60 milhões, segundo o Google Analytics. Esses leitores abriram 295 milhões de páginas do Metrópoles a cada mês. A plataforma tornou-se uma indispensável fonte de consultas nas mais diferentes áreas de interesse. Do entretenimento à política, com foco na observação do poder. E tudo isso começou com uma competente rotina de cobertura da capital federal: moderna, ágil, completa e destemida.
A união de toda a equipe do Blog do Noblat e seus colaboradores com o portal Metrópoles potencializará a cobertura e a análise da política nacional. Com uma vantagem imbatível, agora o conteúdo do Blog do Noblat está totalmente liberado. De graça para todos os leitores.
Sejam muito bem-vindos a essa nova e promissora fase do Blog do Noblat!
O post Sejam bem-vindos à nova fase do Blog do Noblat: gratuita e liberada! apareceu primeiro em Metrópoles.