Governador do Rio de Janeiro defende ação da polícia no Jacarezinho

0
415

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), defendeu, em vídeo divulgado nesta sexta-feira (7/5), a operação no Jacarezinho, que deixou 28 mortos. Para o político, a ação da polícia foi “fiel” e a reação dos bandidos, “brutal”. 

“A reação dos bandidos foi a mais brutal registrada nos últimos tempos. Armas de guerra, prontas para repelir a ação do estado e evitar as prisões a qualquer custo. Em nenhum lugar do mundo a polícia é recebida com fuzis e granadas quando vai cumprir seu papel. Desde o ocorrido, determinei total transparência ao processo”, afirmou o governador.

Ainda de acordo com Castro, foram 10 meses de trabalho de investigação “que revelaram a rotina de terror e humilhação que o tráfico impôs aos moradores. Crianças eram aliciadas e cooptadas para o crime. Famílias inteiras eram expulsas de suas casas e mortas”, considerou.

Veja o vídeo:

O político disse também que conversou sobre a operação com o Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e com o Defensor Público-Geral, Rodrigo Pacheco.

Ação letal

Entre as vítimas da operação, estão 27 moradores do Jacarezinho e um policial. Levantamento realizado pelo Instituto Fogo Cruzado mostra que a ação deflagrada na favela é a mais letal da história do Rio de Janeiro.

Ao justificar o ato, a Polícia Civil disse que a facção criminosa que atua no local age de forma semelhante a grupos terroristas, fazendo até o sequestro de trens da SuperVia. Segundo as investigações, os criminosos têm “estrutura típica de guerra”, com centenas de “soldados munidos com fuzis, pistolas, granadas, coletes balísticos, roupas camufladas e todo tipo de acessórios militares”.

O post Governador do Rio de Janeiro defende ação da polícia no Jacarezinho apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorCusto da cesta básica aumenta em 15 capitais em abril
Próximo artigoSindicato aciona Justiça para tentar encerrar greve do Metrô no DF