Saúde retira do ar documento que orientava sobre uso de cloroquina

0
237

Pouco tempo antes da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 no Senado, que ocorreu na terça-feira (4/5), o Ministério da Saúde retirou de seu portal uma recomendação sobre o uso da substância cloroquina. De acordo com informações da revista Piauí, a nota em questão, com o título “Orientações do Ministério da Saúde para o manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19”, ampliav a orientação de prescrição de difosfato de cloroquina e de sulfato de hidroxicloroquina para pacientes grávidas.

Publicada no ano passado, a Nota Informativa nº 17 regulamentava o uso de medicamentos para tratamento precoce de pacientes com diagnóstico de Covid-19. A reportagem ainda revela que antes mesmo da edição da primeira nota, o Ministério da Defesa já havia comprado 600 kg de pó de cloroquina, segundo atestam registros no Tesouro Nacional.

Com a nota, ficava estabelecido que cabia ao médico decidir se receitaria ou não cloroquina e também estabelecia a exigência de que o paciente assinasse um documento concordando com o tratamento.

Atualmente, no site da Saúde, é possível encontrar notas técnicas sobre outros medicamentos usados sem previsão na bula para a Covid-19, mas nada sobre a cloroquina havia sido publicado até esta quinta-feira (6/5).


0

O post Saúde retira do ar documento que orientava sobre uso de cloroquina apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorCusto da cesta básica aumenta em 15 capitais em abril
Próximo artigoSindicato aciona Justiça para tentar encerrar greve do Metrô no DF