O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou, nesta sexta-feira (14/5), o Hospital de Campanha do Autódromo Internacional Nelson Piquet, na área central de Brasília. É a segunda unidade temporária para tratamento contra Covid-19 entregue em uma semana.
A unidade conta com 100 leitos de unidade de cuidado intermediário (UCI) como retaguarda para casos considerados graves da doença. “Precisamos remover esses pacientes que estão nos hospitais para liberar leitos para a realização de cirurgias. Hoje, temos mais de 2,5 mil pessoas esperando por esses procedimentos”, afirmou Ibaneis.
“Temos a estimativa de 50 mil cirurgias a serem realizadas, de todos os tipos. Vamos chegar a um ponto que vamos ter uma quantidade de leito que suporte todo o atendimento do Distrito Federal”, acrescentou o governador.
Segundo Ibaneis, a previsão é que a unidade comece a funcionar até a próxima segunda-feira: “Estão acabando aqui. Tiveram um problema na montagem do tomógrafo, que deve ficar pronto hoje à tarde ainda. Estão fazendo a instalação e, aí, se tudo certo, (os pacientes) passam a vim a partir de amanhã (15/5). Se precisar de mais um tempo, a partir de segunda-feira, com certeza.”
O governador também afirmou que espera inaugurar no próximo dia 28 o hospital acoplado de Samambaia. “A Secretaria de Saúde está pedindo uma semana a mais, mas vamos ver se conseguimos até lá”, explicou.