Prazo para entregar a declaração do IR termina nesta segunda-feira

0
328

Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido

O prazo para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020, termina às 23h59 desta segunda-feira (31/5). De acordo com o último balanço da Receita Federal, já foram entregues 27.576.564 declarações do IRPF e a expectativa é que cerca de 32 milhões de documentos ainda sejam recebidos.

A penalidade é aplicada tanto para quem tem imposto a pagar quanto para quem tem restituição a receber. Além da multa, o CPF pode ficar irregular, o que impede a liberação de empréstimos, a retirada de passaportes, a obtenção de certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, e a participação em concurso público, até a regularização da situação.

Receita Federal contabiliza o total de rendimentos (o quanto você ganhou) e gastos dedutíveis de todo o ano, e compara com o que já foi recolhido a cada mês. O resultado deste cálculo indicará se o cidadão ainda deve recolher imposto (pagar mais) ou ser restituído com parte dele.

Documentação

Na hora de fazer a declaração, é necessário ficar atento aos documentos. São necessários todos os rendimentos durante o ano de 2020, inclusive os isentos e não tributados pelo Imposto de Renda, como saque de FGTS e indenizações por acidente de trabalho, além de bens, despesas médicas, odontológicas, gastos com educação, aluguéis, pagamento de pensão alimentícia, dependentes, operações na bolsa de valores, entre outros.

Artigo anteriorConmebol suspende Copa América na Argentina e busca outros países
Próximo artigoBrasil é escolhido a nova sede da Copa América