Aos 13 anos, Rayssa Leal conquista medalha de prata no skate em Tóquio

0
340

Rayssa Leal era uma das esperanças de medalha para o Brasil no skate street feminino, estreia da modalidade em Jogos Olímpicos. E mesmo com toda a pressão do mundo, e com apenas 13 anos, a fadinha não decepcionou e se tornou a brasileira mais jovem a conquistar uma medalha nas Olimpíadas.

A jovem atleta maranhense conquistou a medalha de bronze com um score total de 14.64. O pódio foi completado pelas japonesas Momiji Nishya, que levou o ouro, e Funa Nakayama, com o bronze.

Na fase qualificatória ela já havia mandado bem, registrando uma nota 5,05, uma das maiores da rodada. Demonstrando confiança e se divertindo, ela saiu comemorando fazendo o gesto de “acabou”.

As outras duas esperanças de medalha para o Brasil ficaram de fora da fase final da competição. Líder do ranking mundial, a brasileira Pâmela Rosa foi a primeira brasileira a ir para a pista. Estava na terceira bateria, ao lado de duas japonesas, uma francesa e uma norte-americana. Mas não escondeu o nervosismo, errando em três das suas sete tentativas – três notas são descartadas – e mandando manobras com baixa pontuação. Com muitos erros em suas manobras, falhando em movimentos que está acostumada a fazer, figurava apenas no oitavo lugar geral restando cinco competidoras, entre elas as também favoritas Rayssa Leal e Leticia Bufoni, para disputar.

Sob enorme pressão e com 7,64, foi para a última manobra sem poder errar. Acertou, fez mais 2,42, subindo para o sexto lugar no geral, porém com enorme risco de eliminação. Os 10,06 foram muito abaixo do esperado e apenas duas das últimas cinco atletas nas eliminatórias poderiam fazer nota maior.

Campeã do mundo em 2015, Leticia foi mais ousada e acabou pagando caro, com dois erros. Abriu sua volta com 2,21 e prometendo ainda mais ousadia ao técnico Roger Mancha. Fez 2,58 na segunda volta, ainda ruim. Após cinco voltas na última bateria, Pâmela já viu quatro oponentes superarem sua nota. E Rayssa e Letícia ainda corriam riscos com a chinesa e a norte-americana ousando e subindo. Rayssa fez história ao avançar na terceira colocação, Leticia lamentou um erro no qual podia melhorar sua nota e, com 10,91, acabou eliminada após ser superada por Zeng e Sablone na bateria.

 

Artigo anteriorVeja a trajetória de Rayssa Leal, a fadinha medalha de prata em Tóquio
Próximo artigoHospital de Apoio tem surto da Covid-19, diz Secretaria de Saúde do DF