Esplanada fica interditada para veículos a partir deste domingo

0
190

Devido à previsão de manifestantes na Esplanada dos Ministérios e para garantir a segurança e melhor mobilidade, o trânsito de veículos estará restrito a partir da noite deste domingo (5/9) na região. A decisão foi tomada após avaliação da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) e das forças de segurança da capital.

O planejamento divulgado na última sexta-feira (3/9) permanece em vigor, apenas com a antecipação do fechamento das vias N1 e S1, da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto ao 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM), próximo à via L4.

As vias N2 e S2 estarão liberadas para o trânsito de veículos, assim como as demais vias da região central de Brasília. Policiais militares estão em toda a área central para garantir a ordem pública e a segurança dos frequentadores.

Polícia Militar

Atendendo a recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Polícia Militar do DF (PMDF) promete usar todo o efetivo para a segurança da população neste feriado de 7 de setembro.

A corporação publicou nota nesta sexta-feira (3/09), afirmado que vai empregar o “efetivo total”. Segundo o MPDFT, a PMDF também comprometeu-se a apurar eventuais violações durante as manifestações previstas para a data.

Diante da possibilidade de atos democráticos, com a eventual participação de policiais militares da ativa, o MPDFT enviou recomendações para o Governo do Distrito Federal (GDF) e para a PMDF.

Segundo o artigo 45 da Lei nº 7.289/84, são proibidas manifestações coletivas de policiais militares da ativa, tanto sobre atos de superiores quanto as de caráter reivindicatório ou político.

O Regulamento Disciplinar do Exército (Decreto nº 4.346/02), aplicável à PMDF, tipifica como transgressão militar a conduta de deixar de punir o subordinado que cometer transgressão.

O post Esplanada fica interditada para veículos a partir deste domingo apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorMorre o economista João Sayad em São Paulo
Próximo artigoArgentinos deram “drible” na Anvisa, que só conseguiu encontrá-los no estádio