DF terá programa que garante gestação segura a mulheres da Segurança

0
452

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou a criação do Programa de Proteção à Policial Civil, Policial Militar e Bombeira Militar Gestante. O projeto de lei nº 1.663/21 objetiva garantir a profissionais da área de segurança o direito a uma gestação saudável e o retorno à ativa, ao fim do período de licença maternidade.

Proposto pelo deputado Claudio Abrantes (PDT), o texto foi aprovado em segundo turno nesta quarta-feira (20/10), com 15 votos favoráveis e nenhum contrário.

A nova lei dará às mulheres prioridade ao acesso às vagas de permuta entre equipes e na composição de equipe vaga. Caso seja solicitado pela mulher que se enquadre no perfil, seu tipo de atuação na corporação poderá ser alterada. Também será assegurado à mulher o direito de permanecer na unidade onde atua.

O texto ainda faculta às policiais civis grávidas o dever de prestar atendimento em local de crime, de realizar diligências externas e de atuar diretamente com pessoas detidas, especialmente quando houver possibilidade de risco à gestação. 

Também deverão ser adequados os horários e as escalas de trabalho das policiais militares e bombeiras gestantes durante a gravidez e o período de amamentação.

No que diz respeito à remuneração, fica proibida redução nos ganhos da gestante, desde o início da gestação até seis meses após o final da licença maternidade. “Essa é uma vitória da mulher, mas também de toda a sociedade, uma vez que valoriza a mulher e a gestação, além de agir sobre uma lactação saudável e segura”, destacou o distrital Claudio Abrantes.

O PL agora vai à sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

O post DF terá programa que garante gestação segura a mulheres da Segurança apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorPrograma vai selecionar 28 startups do DF para receber financiamento
Próximo artigoDF terá banco de reconhecimento de crianças e jovens desaparecidos