Reitor da Unisinos rejeita condecoração por não acreditar no governo

0
241

O reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), padre Marcelo Fernandes de Aquino, rejeitou indicação de seu nome para ser condecorado com a insígnia do grau de Cavaleiro da Ordem de Rio Branco, oferecida pelo governo federal a personalidades por “serviços ou méritos excepcionais” prestados ao país.

Em carta enviada ao Itamaraty nesta segunda-feira (29/11), o reitor disse reconhecer a importância da honrosa insígnia, mas que não poderia aceitá-la.

“Declino receber essa condecoração, em virtude da atual incapacidade do governo federal de dar rumo correto para as políticas públicas para as áreas de educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia”, disse na carta.

Veja íntegra:

reitor da unisinos rejeita condecoração do Itamaraty

No início de novembro, 21 brasileiros renunciaram à medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, dada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por meio de decreto. No texto, ministros do governo e diversos cientistas foram condecorados com a honraria, que reconhece contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Insígnia do grau de Cavaleiro da Ordem de Rio Branco

A recusa ocorreu em repúdio ao chefe do Palácio do Planalto, que, ao longo da pandemia de Covid-19, duvidou da eficácia de vacinas, induziu a tratamentos sem efeito e minimizou medidas de isolamento.

O post Reitor da Unisinos rejeita condecoração por não acreditar no governo apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorBancada do DF no Senado rejeitou projeto que muda orçamento secreto
Próximo artigoJuiz pede prisão de Henrique Eduardo Alves por dever pensão ao filho