A nova promessa no cenário musical de Brasília tem nome: Ciro Daniel Vieira Ferrão. O jovem produtor musical, de 24 anos, está em ascensão na cidade, e atualmente acumula milhões de ouvintes nas plataformas digitais. Ele é responsável pela construção musical de Na Moral Cansei, do rapper Tavin, que já alcançou mais de 4 milhões de streamings no Spotify e mais de 3 milhões de visualizações no YouTube.
O principal trabalho do artista é potencializar a capacidade dos artistas por meio de infraestruturas sonoras e bases instrumentais desenvolvidas por ele.
“Meu objetivo não é só criar um instrumental e entregar para a pessoa. Isso qualquer beatmaker faz. Eu vou além e trabalho como produtor. Minha função é potencializar artistas utilizando uma infraestrutura sonora proporcionada por mim”, afirma Ciro.
O beatmaker é responsável por construir melodias e sonoridades para as músicas, usando elementos percussivos, e estão mais presentes no universo do rap.
Ciro iniciou sua trajetória como produtor em 2017. O reconhecimento veio principalmente da música lançada, neste ano, com o Tavin. Porém, possui outras produções das quais também se orgulha, como Troco pra 30, com $pace, e Sem Momento, em conjunto com o produtor Gabriel Rota, de São Paulo.
Hugo Barreto
0
O brasiliense cria suas produções em estúdio caseiro e também no Lebline Records, estúdio localizado na Asa Norte que mantém em parceria com amigos.
Os arranjos musicais do produtor são diferenciados e construídos no programa de áudio digital FL Studio, mundialmente usado por grandes produtores como Avicii e Martin Garrix. Ciro assume com orgulho que aprendeu a manusear os equipamentos sozinho, apenas acompanhando tutoriais na internet.
Produções além do19 hobby
O artista sempre enxergou suas produções como um trabalho em potencial. Ainda iniciante, quando nem sabia manusear com tanta habilidade os equipamentos musicais, ele já era confiante e sabia que podia transformar o hobby em algo profissional.
“Eu só consigo produzir e ser quem eu estou me formando hoje porque desde o começo eu dizia: ‘Eu sou o cara, os meus beats são incríveis’. Hoje, eu escuto os meus primeiros trabalhos e acho eles péssimos”, confessa o brasiliense.
Os projetos de Ciro têm ganhado uma visibilidade dentro do cenário local. Para ele, é gratificante ver o alcance de suas produções. Afinal, como ele mesmo destaca, abriu mão da faculdade para seguir o sonho. Mesmo com o sucesso, ainda diz não se sentir surpreso com os números.
“Quando eu vi minhas produções baterem 1 milhão de acessos na internet pela primeira vez, fiquei feliz pelas pessoas estarem gostando do meu trabalho. Mas, ao mesmo tempo, senti que é para isso que eu trabalho e dou duro dentro do estúdio todo dia”.
Na Moral Cansei nasceu com a produção musical de Ciro Daniel, sendo o primeiro projeto do rapper Tavin. A música conquistou o público quando tinha sido liberada, até então, somente a prévia no Instagram, atingindo 160 mil visualizações e um alcance de mais de 300 mil na publicação.
Diante do sucesso, os músicos decidiram antecipar o lançamento da canção, que atualmente acumula mais de 3 milhões de visualizações no YouTube e mais de 4 milhões de streamings no Spotify.
“O Tavin escolheu o beat mais simples que eu já fiz para Na Moral Cansei, e isso revela que não é a complexidade que faz a música ser boa. Então, sem dúvidas, essa é a minha preferida, e o trabalho mais importante”, destaca Ciro.
O sonho diante dos desafios
Nascido na capital federal, em 2 de junho de 1997, Ciro Daniel conta que sua paixão pela música vem da infância. Ele sempre esteve em contato com instrumentos musicais, desde a flauta de brinquedo até a guitarra que aprendeu a tocar ainda na adolescência: “Não sei o dia em que eu percebi que tinha jeito para a música; desde sempre eu me interpretava e me sentia um músico”, pontua.
Aos 20 anos, ele decidiu focar na produção musical. Contudo, por medo de não deslanchar profissionalmente e também decepcionar seus pais, iniciou diversos cursos de ensino superior como administração, direito e psicologia. Como nada disso era o que ele almejava, nenhum foi concluído.
“Eu até comecei a me identificar com o curso de direito, mas é muito complicado quando você tem algo que te chama. É difícil negligenciar uma paixão, aquilo que o seu âmago pede de ti”, confessa Ciro sobre sua paixão pelo audiovisual.
Com o ensino remoto, estabelecido pela pandemia, o artista não se adaptou à rotina de acordar cedo para entrar em uma aula. Além disso, se sentia culpado em não estar se dedicando ao estudo custeado pelos pais. O cenário foi propício para que ele pudesse se despedir da jornada acadêmica para construir a sua carreira musical.
Projetos e metas profissionais
Embora tenha alcançado números expressivos nas plataformas digitais, Ciro ainda não se dá por satisfeito. A meta do artista é um dia estar entre os 10 melhores produtores de música do Brasil. Também deseja inspirar jovens a correrem atrás de viver daquilo que amam. Para isso, está trabalhando muito em novos projetos que devem se destacar no cenário musical, assim como os antigos.
“Eu quero que meu nome esteja na discussão como um bom produtor. Para isso, eu vou ralar muito, pois ainda tem muita coisa para acontecer”, declara o produtor musical.
Durante a conversa com o Metrópoles, Ciro Daniel compartilhou quais foram os artistas que o inspiraram a começar e quem são, na sua avaliação, os principais destaques do cenário audiovisual atualmente: Avicii, Metro Boomin, Timberland, Russ, Nick mira, J cole, Lotto, Doctor Dre e outros grandes nomes fazem parte da lista afetiva do jovem.
A produção musical em Brasília
Ciro Daniel cita nomes do cenário musical que começaram no Distrito Federal e conquistaram o reconhecimento do Brasil: Froid, Sid, Puro Suco, Bluntpk e Aggin, entre outros. Para ele, o universo da produção ainda é pouco explorado na capital do país em comparação com outros estados. Porém, acredita que de Brasília sairão grandes talentos para o mundo.
“Existem muitos artistas bons no cenário musical de Brasília, mas que ainda não experimentaram uma ascensão em seus projetos dentro da banca do DF. Assim como São Paulo e Rio de Janeiro estão vivendo o melhor tempo de novos talentos na música, sigo esperando pelo momento da nossa cidade”.
O post Beatmaker do DF, Ciro Daniel acumula milhões de streamings na internet apareceu primeiro em Metrópoles.