O slogan diz que “o futuro já começou” e, a julgar pelos movimentos iniciados pela TV Globo tempos atrás — e reforçados em 2021 –, os novos tempos terão uma empresa mais enxuta, com elenco reduzido e sem estrelas absolutas ou inquestionáveis. O ano que termina será lembrado como aquele que marcou a saída de Fausto Silva do Domingão, mas, também, como o período em que a emissora abriu mão de diversas estrelas consagradas e que, antes, eram exclusivas de seu casting.
Cissa Guimarães é um dos nomes consolidados na tela da líder de audiência que se despediram da Globo no ano que chega ao fim. Depois de mais de quatro décadas de vínculo com o canal dos Marinho, a atriz, locutora e apresentadora não teve o contrato renovado e deixou o comando do É de Casa, programa que ajudou a formatar. A notícia foi revelada com exclusividade pela coluna LeoDias.
0
Depois de mais de duas décadas ostentando o rótulo de global, Angélica também saiu da Globo no início de 2021. Depois do fim da temporada do Simples Assim, seu último projeto na emissora, a loira chegou a ser cotada para assumir uma atração nos finais de semana, mas preferiu apostar no streaming. Assinou com a HBO Max e segue fora da TV aberta.
O streaming também foi o destino escolhido por Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães. Os dois fecharam com o Prime Vídeo, da Amazon. No caso do ator, a plataforma ofereceu a possibilidade de experimentar novas linguagens, inclusive, como diretor de filmes. Para Ingrid, a proposta foi igualmente sedutora e ela vai brilhar num posto ainda pouco conhecido no Brasil: o de showrunner. Caberá a ela administrar a criação, produção, roteiro, escolha de direção e elenco das produções da plataforma. Nos dois casos, a liberdade para criar parece ter sido determinante para que os profissionais optassem por respirar novos ares.
Reynaldo Gianecchini, Letícia Spiller, Paulo Vilhena e Grazi Massafera também deixaram o elenco fixo da Globo. Em comum, o fato de já terem, todos, ocupado o posto de protagonistas de grandes sucessos produzidos pela emissora. Giane, cabe dizer, já atualizou a carteira profissional e agora dá expediente na Netflix, onde vai interpretar o vilão da segunda temporada do sucesso Bom Dia, Verônica. Grazi, por sua vez, é cobiçada por diferentes plataformas que demonstram o interesse de contar com a atriz para dar o pontapé inicial na produção de novelas no streaming.
E foi justamente da primeira novela produzida exclusivamente para o Globoplay que veio o rompimento mais ruidoso entre uma artista e a emissora em 2021: protagonista das duas temporadas de Verdades Secretas, Camila Queiroz deixou as gravações da segunda parte da trama antes que o desfecho de Angel fosse registrado. A Globo precisou contar com uma dublê e usar efeitos especiais para produzir o desfecho da personagem principal da história de Walcyr Carrasco. Na época, a emissora soltou um duro comunicado contra a postura da ex-contratada. O tempo passou e as partes já buscam um novo entendimento. Sem exclusividade.
Poderíamos acrescentar à lista dos ex-globais inúmeros nomes do jornalismo e da cobertura esportiva. Oficialmente, a TV Globo informa que está se preparando para o futuro. Quer ser mais leve e competitiva. Nos bastidores, funcionários vivem um enigma permanente. Tal qual na trama clássica de Sílvio de Abreu, dramaturgo que deixou a empresa em 2020, todos vivem em busca de descobrir quem será A Próxima Vítima…
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga, @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.
O post De Grazi a Lázaro Ramos: relembre astros que deixaram a Globo em 2021 apareceu primeiro em Metrópoles.