Quem pode se vacinar nesta segunda (3/1) em SP, RJ, MG e RS

0
405

Após o feriado de Ano-Novo, as secretarias municipais de Saúde retomaram a imunização contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em todo o país nesta segunda-feira (3/1). A campanha segue com a aplicação de primeira, segunda e dose de reforço.

Veja como o esquema funcionará nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

São Paulo (SP)

A capital paulista já aplica a quarta dose em imunossuprimidos graves. Para este público, a segunda dose adicional poderá ser recebida ao menos 4 meses depois da primeira dose de reforço, independente do imunizante aplicado.

Para a população geral, a dose extra também só é permitida depois de quatro meses. Quem recebeu o imunizante de dose única da Janssen há, no mínimo, dois meses, está elegível para o reforço.

A primeira dose continua sendo aplicada em maiores de 12 anos. Para a segunda dose, o intervalo é de 15 dias para quem recebeu Coronavac. No caso da AstraZeneca, são oito semanas. Quem foi vacinado com a Pfizer precisa aguardar 21 dias para a segunda dose.

É possível se vacinar nos postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os drive-thrus, megapostos e farmácias também aplicam a vacina, das 8h às 17h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.

Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro continua a aplicar a primeira dose em toda a população com mais de 12 anos. A segunda dose também será oferecida de acordo com os seguintes intervalos: 12 semanas para AstraZeneca, 28 dias para Coronavac e 21 dias para Pfizer.

A dose de reforço será, nesta segunda-feira (3/1), para pessoas com 55 anos ou mais que tenham completado intervalo de três meses desde a última dose. Para maiores de 18 anos, o hiato é de quatro meses.

Os imunizantes são aplicados na rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional, centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II e III. Veja locais e horários de vacinação.

Belo Horizonte (MG)

Belo Horizonte não exige agendamento para a imunização, mas alguns centros de saúde oferecem a opção de vacinação com hora marcada para aplicação da dose de reforço.

Para esta quinta (30), a dose de reforço será destinada para pessoas com comorbidades, de 41 a 18 anos, cuja data da 2ª dose já tenha completado 4 meses. Veja horários e locais de vacinação.

Porto Alegre (RS)

O atendimento será retomado nesta segunda-feira em Porto Alegre. A aplicação da dose de reforço estará disponível para vacinados com a primeira dose de Janssen até 31 de outubro (dois meses) e para vacinados com a segunda dose dos demais imunizantes até 31 de agosto (quatro meses).

Lá, a vacinação contra a Covid-19 ocorre  das 8h às 12h, em 42 locais. Clique aqui e veja os endereços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O post Quem pode se vacinar nesta segunda (3/1) em SP, RJ, MG e RS apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorVeja os vencedores do prêmio Melhores do Ano de 2021 da Globo
Próximo artigoMãe de Luísa Sonza teve affair com delegado do DF. Veja fotos do casal