Após o feriado de Ano-Novo, as secretarias municipais de Saúde retomaram a imunização contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em todo o país nesta segunda-feira (3/1). A campanha segue com a aplicação de primeira, segunda e dose de reforço.
Veja como o esquema funcionará nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
São Paulo (SP)
A capital paulista já aplica a quarta dose em imunossuprimidos graves. Para este público, a segunda dose adicional poderá ser recebida ao menos 4 meses depois da primeira dose de reforço, independente do imunizante aplicado.
Para a população geral, a dose extra também só é permitida depois de quatro meses. Quem recebeu o imunizante de dose única da Janssen há, no mínimo, dois meses, está elegível para o reforço.
A primeira dose continua sendo aplicada em maiores de 12 anos. Para a segunda dose, o intervalo é de 15 dias para quem recebeu Coronavac. No caso da AstraZeneca, são oito semanas. Quem foi vacinado com a Pfizer precisa aguardar 21 dias para a segunda dose.
É possível se vacinar nos postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os drive-thrus, megapostos e farmácias também aplicam a vacina, das 8h às 17h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.
Rio de Janeiro (RJ)
O Rio de Janeiro continua a aplicar a primeira dose em toda a população com mais de 12 anos. A segunda dose também será oferecida de acordo com os seguintes intervalos: 12 semanas para AstraZeneca, 28 dias para Coronavac e 21 dias para Pfizer.
A dose de reforço será, nesta segunda-feira (3/1), para pessoas com 55 anos ou mais que tenham completado intervalo de três meses desde a última dose. Para maiores de 18 anos, o hiato é de quatro meses.
Os imunizantes são aplicados na rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional, centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II e III. Veja locais e horários de vacinação.
Belo Horizonte (MG)
Belo Horizonte não exige agendamento para a imunização, mas alguns centros de saúde oferecem a opção de vacinação com hora marcada para aplicação da dose de reforço.
Para esta quinta (30), a dose de reforço será destinada para pessoas com comorbidades, de 41 a 18 anos, cuja data da 2ª dose já tenha completado 4 meses. Veja horários e locais de vacinação.
Porto Alegre (RS)
O atendimento será retomado nesta segunda-feira em Porto Alegre. A aplicação da dose de reforço estará disponível para vacinados com a primeira dose de Janssen até 31 de outubro (dois meses) e para vacinados com a segunda dose dos demais imunizantes até 31 de agosto (quatro meses).
Lá, a vacinação contra a Covid-19 ocorre das 8h às 12h, em 42 locais. Clique aqui e veja os endereços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.
O post Quem pode se vacinar nesta segunda (3/1) em SP, RJ, MG e RS apareceu primeiro em Metrópoles.