Três truques infalíveis para quem ama beber vinho

0
212

Vamos todos combinar que vinho é bom demais. Eu poderia até concordar com quem não acha, mas seríamos duas pessoas erradas. Esse antigo néctar engarrafado é versátil para várias ocasiões e, por muitas vezes, apenas bebê-lo é o evento.

Mas nem tudo são flores e se você curte a bebida, certamente já enfrentou os três problemas mais comuns ao tomá-lo (além do preço, pois neste eu não consigo ajudar vocês). Os listo aqui com suas possíveis soluções, confira:

Rolha quebrada

É relativamente comum uma rolha quebrar, principalmente se a pessoa for muito afoita (não rosquear até o fim, fazer força demais ou torcer a cortiça), mas calma, tem solução. O primeiro passo é remover a parte quebrada. Puxe para fora mesmo. Depois, com cuidado e sem colocar força, rosqueie o saca-rolhas e atravesse uma volta para dar mais sustento. Apesar de mais frágil, a rolha também tem a tendência de sair com maior facilidade.

Remova o restante e, se possível, filtre a bebida. Tome cuidado também com a qualidade dela. Uma das coisas que pode levar a rolha a quebrar é justamente seu ressecamento por mau condicionamento, então há chance do vinho estar comprometido.

Se não conseguir remover, dê uma empurradinha pra dentro da garrafa, mas em último caso, pois altera o sabor, leva mais fragmentos pra dentro da garrafa e dificulta o serviço.


0

Vinho quente

Isso já é mais fácil de resolver, até porque, com exceção do espumante, a temperatura de serviço não é lá muito baixa. Faça um balde com água, gelo, meio copo (cerca de 100ml) de álcool e uma mão de sal ou sal grosso. Essa mistura provoca uma reação endotérmica, que absorve energia (térmica) do ambiente.

Para acelerar o processo, eu costumo também enrolar a garrafa em umas quatro folhas de papel toalha embebidas em álcool 70%. Em cerca de 15 minutos, até seu vinho branco já está na temperatura adequada de serviço. É só brindar!

Esqueci o saca-rolhas

Provavelmente o problema mais comum que encontramos, mas calma, para tudo há uma solução. A palavra de ordem aqui é paciência, pois todos os métodos tomam mais de um minuto e é perigoso apressá-los. Confira os mais efetivos:

– Colocar em um sapato e bater contra a parede: no caso, a base da garrafa deve estar em contato com a parte interna do calcanhar do sapato. Ele deve bater perpendicular à parede com pancadas firmes. Inclinação é perigoso. É raro, mas pode quebrar a garrafa.

– Abrir com uma chave ou faquinha de serra: finque na rolha com cuidado, bem no centro e perpendicular, vá penetrando, inclinando de forma à serra acabar tocando o bocal de vidro. Delicadamente vá fazendo o movimento de rosca (horário ou anti-horário, como for mais confortável para você) enquanto puxa para fora (levemente, caso contrário a faca solta da rolha). Considero o modo mais eficiente e seguro.

– Usar um isqueiro para aquecer imediatamente na parte de baixo da rolha: sem segredo, apenas ir passando a chama na parte do gargalo onde termina a rolha há aquele espaço de ar entre ela e o conteúdo. Fazendo isso, com calma e vagarosamente, você aquece o ar e percebe a rolha vagarosamente ser expulsa da garrafa.

O post Três truques infalíveis para quem ama beber vinho apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorBarcelona x Atlético de Madrid: onde assistir, horário, escalações
Próximo artigoA LITERATURA BARROCA